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EDUCAÇÃO EM SAÚDE: ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS E RECURSOS PEDAGÓGICOS PARA MÃES DE CRIANÇAS MENORES DE 2 ANOS SOBRE ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR SAUDÁVEL

FERREIRA, Maria Clara Sabatke ¹; LEINIG, Cyntia Erthal ²
Curso do(a) Estudante: Psicologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Nutrição – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Os primeiros mil dias de vida são decisivos para a saúde futura, com o aleitamento materno exclusivo até os seis meses e a alimentação complementar adequada sendo essenciais. No entanto, no Brasil, observam-se lacunas na disseminação de informações claras, refletidas em taxas abaixo do ideal de aleitamento materno exclusivo e consumo precoce de alimentos ultraprocessados. OBJETIVOS: Este estudo buscou desenvolver materiais educativos para mães, identificando dúvidas frequentes, revisando evidências científicas e elaborando materiais adaptados à realidade sociocultural. MATERIAIS E MÉTODO: Foram analisadas 1.376 mensagens do grupo de WhatsApp® do projeto COOSMIC, utilizando análise qualitativa de conteúdo baseada em Bardin (2011), com apoio de ferramentas de inteligência artificial para categorização temática. Em paralelo, realizou-se uma revisão integrativa da literatura com busca nas bases PubMed, SciELO, LILACS e Web of Science, com recorte temporal de 2002 a 2024. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 11 artigos científicos originais para análise. RESULTADOS: As dúvidas mais recorrentes das mães concentraram-se em temas como: suficiência do leite materno, dor e fissuras durante a amamentação, intervalo entre mamadas, sinais de prontidão para alimentação complementar e recusa alimentar. A literatura científica apontou a eficácia de estratégias participativas, uso de materiais com linguagem acessível, e recursos digitais como cards e eBooks. Como produtos da pesquisa, foram desenvolvidos dois eBooks e três cards digitais, disseminados via redes sociais e aplicativos de mensagens. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Estratégias educativas co-construídas com as mães, aliadas à capacitação de profissionais, demonstraram potencial para fortalecer práticas saudáveis. Recomenda-se a implementação de intervenções contínuas e avaliação de impacto para consolidar políticas públicas eficazes em saúde materno-infantil.

PALAVRAS-CHAVE: Aleitamento materno; Alimentação complementar; Educação em saúde; Recursos pedagógicos; Primeiros mil dias.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC.

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