Logo PUCPR

AVALIAÇÃO E PROPOSTA DE MELHORIA DO DESIGN DE INTERAÇÃO E DESIGN DE INTERFACE DE SOFTWARE PARA ATENDER AS DIFERENTES NECESSIDADES DOS USUÁRIOS

OLIVEIRA, Sofia Schafranski de ¹; SPINARDI, Janine Donato ²
Curso do(a) Estudante: Superior de Tecnologia em Análise de Desenvolvimento de Sistemas – PUCPR Online –
Curso do(a) Orientador(a): PUCPR Online

INTRODUÇÃO: A presente pesquisa foi motivada pela crescente utilização de plataformas de Educação a Distância e pela necessidade de promover uma navegação mais acessível, intuitiva e eficiente e partiu do seguinte problema: Como o design de interação e o design de interface podem contribuir no desenvolvimento de softwares que atendam às diferentes necessidades dos usuários? OBJETIVOS: A partir do problema apresentado, o objetivo geral foi realizar a avaliação com proposta de melhoria do design de interação e design de interface de um software para atender as diferentes necessidades do usuário com ou sem deficiência. E seus objetivos específicos: compreender os conceitos e objetivos do design de interação e de interface na área de desenvolvimento de softwares; analisar as necessidades de usuários de softwares, com ou sem deficiência; avaliar o software selecionado utilizando os princípios de usabilidade e as heurísticas propostas por Nielsen (1993); propor melhorias no software avaliado como modelo para outros softwares que possam atender uma diversidade de usuários; criar um protótipo de alta fidelidade de um software com as melhorias apontadas no estudo. MATERIAIS E MÉTODO: Para realização desta pesquisa, partiu-se inicialmente de uma pesquisa bibliográfica e após a mesma, foi selecionado um software, no caso um Ambiente Virtual de Aprendizagem, o Udemy. A partir desta escolha, foram observadas e avaliadas diferentes telas e funcionalidades da plataforma, como a tela inicial, o sistema de busca, os filtros de pesquisa e a área de visualização das aulas. O estudo foi desenvolvido por meio de uma abordagem qualitativa, utilizando a análise heurística como principal método para examinar aspectos como visibilidade do status do sistema, correspondência entre o sistema e o mundo real, controle e liberdade do usuário, consistência, prevenção de erros, reconhecimento em vez de memorização, flexibilidade, design estético e ajuda ao usuário. RESULTADOS: Os resultados demonstraram que, embora a plataforma apresente um design limpo e boa organização de conteúdo, ainda existem falhas relevantes que comprometem a experiência do usuário, como a dependência excessiva de interações com o mouse, inconsistências entre telas semelhantes e falta de transcrição ao conteúdo das aulas. A reformulação proposta no protótipo visou resolver essas limitações, priorizando a visibilidade dos filtros, a consistência entre as telas e a clareza na apresentação das informações. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se que, com pequenas melhorias focadas na experiência do usuário, é possível tornar a plataforma mais inclusiva, funcional e alinhada aos princípios da usabilidade, contribuindo para uma aprendizagem mais acessível e eficaz em ambientes digitais e que possam atender usuários com ou sem deficiência.

PALAVRAS-CHAVE: Usabilidade; Heurísticas de Nielsen; Design de Interface; Experiência do Usuário; Design de Interação.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIC-EaD.

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.