IMPACTO DE UMA ESTRATÉGIA EDUCACIONAL BASEADA EM VÍDEOS APLICADA AOS PACIENTES COM DIABETES MELLITUS EM UM SERVIÇO DE SAÚDE DE CURITIBA
INTRODUÇÃO: O Diabetes Mellitus (DM) é uma condição crônica que representa um desafio de saúde pública no Brasil, o que exige que os pacientes adotem uma rotina de autocuidado contínuo para prevenir complicações e melhorar a qualidade de vida. Contudo, o conhecimento sobre a doença frequentemente não se traduz em práticas eficazes, evidenciando a necessidade de estratégias educacionais ativas. Diante disso, o uso de vídeos educacionais surge como uma ferramenta para a educação em saúde. OBJETIVOS: Avaliar o conhecimento sobre a autogestão do Diabetes antes e após uma estratégia de educação baseada em vídeos através da análise das respostas dos participantes ao questionário QAD (Questionário de Atividades de Autocuidado com o Diabetes). MATERIAIS E MÉTODO: Trata-se de estudo prospectivo não controlado de avaliação pré e pós-intervenção em grupo único, composto de indivíduos adultos com diabetes tipo 1 e tipo 2, atendidos pelo Ambulatório Acadêmico do Hospital Universitário Cajuru entre agosto de 2024 e julho de 2025. Participantes do Ambulatório do Hospital Universitário Cajuru foram recrutados e responderam ao questionário QAD para avaliação inicial. Em seguida, foi realizada a intervenção, que consistiu no envio de quinze vídeos educativos via WhatsApp, abordando temas como alimentação, atividade física, uso de medicamentos e cuidados com os pés. Após o período de intervenção, os participantes foram convidados a responder novamente ao QAD para a coleta de dados pós-intervenção. A análise estatística comparou os escores do QAD pré e pós-intervenção, utilizando testes paramétricos e não paramétricos, com nível de significância de p<0,05. RESULTADOS: Dos 54 pacientes que participaram da fase inicial, 21 completaram o estudo. A análise dos dados pareados demonstrou um aumento de moderada significância estatística no escore geral de autocuidado, que passou de uma média de 64 para 70,1 (p=0,0328). Ainda, observou-se melhora significativa em domínios específicos, como a prática de atividade física (p=0,0355) e a frequência de exame dos pés (p=0,0078). Não foram encontradas alterações significativas em outras áreas, como hábitos alimentares e adesão medicamentosa. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A estratégia educacional baseada em vídeos mostrou-se eficaz para promover uma melhora geral nas práticas de autocuidado dos pacientes com DM, especialmente em relação à atividade física e aos cuidados com os pés. A abordagem, no entanto, não foi suficiente para alterar comportamentos relacionados à mudança de hábitos alimentares e adesão medicamentosa.
PALAVRAS-CHAVE: Diabetes Mellitus; Educação em Saúde; Vídeos; Tecnologia Educacional; Questionário de Autocuidado com Diabetes.
Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.