MANTER A PAZ E SEGURANÇA NAS INSTITUIÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS DA GESTÃO EDUCACIONAL
INTRODUÇÃO: A escola é um espaço organizacional que possui o objetivo de formar o cidadão para a sociedade, por meio das experiências vivenciadas, dos conhecimentos e das aprendizagens proporcionados por meio de atividades pedagógicas. E para que haja uma formação efetiva, é necessário um profissional específico que atenda de maneira eficaz as demandas propostas pelas instituições de ensino de educação básica. Nesse contexto, o gestor escolar é quem executa essa tarefa, dedicando-se aos cuidados administrativos e pedagógicos de maneira democrática, com todas as suas funções fundamentadas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996). Entretanto, essa função envolve alguns desafios diários, como a violência escolar, com oitenta e oito mil trezentos e cinquenta e três casos de agressão no ambiente escolar e, dentre os registros, o bullying se expressa como uma das violências mais predominantes. O bullying se caracteriza como uma violência de caráter intencional, onde as agressões ocasionam consequências que interferem no desenvolvimento de crianças e adolescentes. Por isso, é essencial compreender qual é o papel do gestor escolar no combate e prevenção do bullying, com o objetivo de tornar a escola segura para que os estudantes se desenvolvam de maneira plena. OBJETIVOS: Conhecer, refletir e analisar as ações para prevenir a violência e promover a cultura de paz nas instituições da educação básica, tornando-as espaços seguros para promover a educação integral de todos os estudantes. MATERIAIS E MÉTODO: A etapa introdutória da pesquisa foi destinada para seleção de teses e dissertações sobre o tema, por meio de descritores específicos sobre a temática. Em seguida, houve a organização de cinco etapas para aprofundamento do tema. A primeira etapa foi utilizada para definir o espaço escolar e caracterizar a violência como um desafio predominante nesse ambiente. Na segunda etapa foi analisado os dados de violência na educação básica. A terceira etapa foi designada para contextualizar o bullying e a quarta etapa para atribuir o impacto social e o papel do gestor no combate a essa agressão com a promoção de formações. A quinta etapa foi indicada para explorar a formação continuada apresentada pelo Ministério da Educação. RESULTADOS: O bullying resulta em consequências drásticas no desenvolvimento de crianças e adolescentes, por isso, requer um olhar atento de docentes, gestores e de toda a comunidade escolar. É necessário que haja uma formação para os envolvidos diariamente com os estudantes, para que saibam reconhecer e mediar possíveis situações, atreladas ao princípio da cultura da paz. O Seminário Internacional de Enfrentamento ao bullying nas Escolas contribui de maneira significativa para o enfrentamento dessa violência, pois possibilita uma ampla compreensão sobre a temática. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A formação continuada que estimula a análise, discussão e aprofundamento sobre o bullying é uma ferramenta que pode ser utilizada pelos gestores para preparar o corpo docente no combate a essa violência, pois contribui de maneira significativa no enfretamento da violência, tornando a escola um ambiente seguro para que os estudantes se desenvolvam.
PALAVRAS-CHAVE: Gestor Escolar; Violência escolar; Bullying; Cultura da paz; Formação Continuada.
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