Logo PUCPR

A IMPORTÂNCIA DO ACESSO À JUSTIÇA NA GARANTIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS NO BRASIL: A AUSÊNCIA DE ACESSO À JUSTIÇA NO BRASIL COMPROMETE OS DIREITOS FUNDAMENTAIS E COMO O PROCESSO ESTRUTURAL PODERIA MITIGAR ESSAS VIOLAÇÕES

MILANI, Diogo Scheiner ¹; VIOLIN, Jordao ²
Curso do(a) Estudante: Direito – Escola de Direito – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Direito – Escola de Direito – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O presente relatório final investiga a importância do acesso à justiça para a efetivação dos direitos fundamentais no Brasil, à luz dos desafios enfrentados por populações em situação de vulnerabilidade. Embora a Constituição assegure formalmente o direito de acesso ao Judiciário, milhões de brasileiros ainda enfrentam barreiras econômicas, processuais, socioculturais e institucionais que comprometem sua concretização. OBJETIVOS: O trabalho tem como objetivo principal analisar como a ausência de acesso à justiça afeta diretamente a realização dos direitos fundamentais e como a técnica do processo estrutural pode representar uma alternativa promissora para enfrentar omissões estatais prolongadas e reorganizar instituições públicas ineficientes. Para isso, também se busca compreender a evolução do conceito de acesso à justiça, identificar os principais obstáculos que limitam sua efetivação no país e propor estratégias para superá-los por meio de reformas legislativas, institucionaise culturais. MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa adota abordagem qualitativa e fundamentação teóricodocumental, com base em bibliografia especializada, documentos oficiais e análise de decisões paradigmáticas do Supremo Tribunal Federal, especialmente aquelas que envolvem litígios coletivos e estruturais. RESULTADOS: Os resultados revelam que, além dos fatores econômicos e burocráticos, há um distanciamento entre o sistema de justiça e a sociedade, agravado pela baixa presença da Defensoria Pública e pela cultura jurídica excludente. O estudo demonstra que o processo estrutural, por seu caráter dialógico, prospectivo e transformador, permite respostas mais eficazes em casos de violações contínuas de direitos fundamentais, como evidenciado em ações estruturantes julgadas pelo STF. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se que o fortalecimento dessa técnica processual, aliado a uma nova cultura jurídica e à valorização da participação social, pode representarum avanço decisivo para a democratização do sistema de justiça e a concretização de direitos no Brasil.

PALAVRAS-CHAVE: Acesso à justiça; Direitos fundamentais; Processo estrutural; Exclusão jurídica; Transformação institucional.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.