Logo PUCPR

EFEITO DA APLICAÇÃO DO ÁCIDO ETILENODIAMINOTETRACÉTICO SOBRE A SUPERFÍCIE RADICULAR DE DENTES PERIODONTALMENTE COMPROMETIDOS. ESTUDO POR MICROSCOPIA ELETRÔNICA DE VARREDURA

KNOPIK, Giovanna Maynara ¹; DUCATE, Aline ³; LUCZYSZYN, Sonia Mara ²
Curso do(a) Estudante: Odontologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Odontologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Os agentes de desmineralização, quando aplicados sobre as superfícies radiculares, removem o smear layer, eliminam endotoxinas, promovem a abertura dos túbulos dentinários e expõem a matriz de colágeno da dentina. Esta matriz de colágeno promove a quimiotaxia, a migração e a fixação de células importantes envolvidas no processo de cicatrização de feridas e na formação de uma nova inserção conjuntiva. OBJETIVOS: O objetivo do presente estudo foi comparar, por meio de microscopia eletrônica de varredura (MEV), a remoção da smear layer de superfícies radiculares de dentes periodontalmente comprometidos após a aplicação tópica de ácido etilenodiaminotetracético (EDTA) a 24%. MATERIAIS E MÉTODO: De quarenta e cinco dentes monoradiculares extraídos por problemas periodontais, 90 fragmentos dentários (5mm x 5mm) foram obtidos e divididos aleatoriamente em 3 grupos, sendo eles o grupo controle (n=30), EDTA aplicado por 1 minuto (n=30) e EDTA aplicado por 3 minutos (n=30). Após o tratamento, os fragmentos foram preparados para a análise por MEV. As fotomicrografias foram avaliadas por meio de um índice que considerou o grau de remoção de smear layer. Os dados foram analisados por meio dos testes de ANOVA e Games-Howell. RESULTADOS: O EDTA a 24% aplicado após procedimento de raspagem e alisamento radicular em raízes de dentes periodontalmente comprometidos foi capaz de remover a camada de smear layer, porém não houve diferença estatisticamente significante na remoção de smear layer quando comparados os tempos de aplicação de 1 ou 3 minutos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: É de extrema importância que os efeitos da biomodificação radicular com o uso de substâncias ácidas como o EDTA continuem a ser investigados, a fim de se avaliar a viabilidade clínica aliada a resultados que venham a contribuir para uma melhor adesão celular sobre raízes de dentes tratados periodontalmente e, se possível, para a regeneração tecidual.

PALAVRAS-CHAVE: Smear layer; Doença periodontal; Ácido etilenodiaminotetracético.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa da Fundação Araucária e da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, no programa PIBIC.

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.