Logo PUCPR

VIABILIDADE TÉCNICA DO DIRECIONAMENTO DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS UTILIZANDO PILOTO AUTOMÁTICO DE ACIONAMENTO HIDRÁULICO OU ELÉTRICO

CRUZ, Giovana Laureano ¹; IUNG, Mauricio Cesar ²
Curso do(a) Estudante: Agronomia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Agronomia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Atualmente existe um crescimento exponencial na produção alimentar mundial, alinhado a isso cada vez mais vem surgindo novas tecnologias, a fim de garantir maior produtividade e soluções mais sustentáveis. Desta maneira, é essencial um planejamento, alinhado a um sistema adequado para essa produção. Uma maneira eficiente de aprimorar uma das etapas do meio agrícola como a aplicação de insumos na lavoura, é o uso de sistemas de Piloto Automático. Essa tecnologia se baseia no uso do GPS para orientar os tratores com precisão, garantindo que a aplicação ocorra no local certo e evitando desperdícios causados por falhas ou sobreposições. de Piloto Automático, buscando melhores resultados voltados à viabilidade técnica. OBJETIVOS: O presente trabalho teve como objetivo determinar a viabilidade técnica de direcionamento de máquinas agrícolas utilizando Piloto Automático de acionamento hidráulico ou elétrico. MATERIAIS E MÉTODO: Foram utilizados três tipos de mecanismos: Piloto Automático Hidráulico, Piloto Automático Elétrico e o manual sem Piloto Automático. Para a realização da análise foram observadas e calculadas dez partes do talão, diferentes culturas, e diferentes operações, para cada tipo de piloto, buscando observar essa variação com relação as culturas e as operações. RESULTADOS: Os resultados analisados permitiram verificar que a média de desvio padrão com a utilização do Piloto Automático de acionamento Elétrico, se mostrou mais eficiente na questão de desvio de rota, quando o mecanismo com o Piloto Automático de acionamento Hidráulico, sobretudo os dois tipos de Piloto Automático apresentaram menor desvio de rota, em comparação com o tratamento sem Piloto Automático, evidenciando que a utilização de Pilotos Automático em tratores garante maior eficiência na aplicação de insumos agrícolas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Com base nos dados analisados, foi possível observar diferenças significativas entre os modos de direção avaliados, destacando-se o menor valor com relação ao desvio padrão nos tratamentos com Piloto Automático, isso demonstra a importância de ter um bom sistema de agricultura de precisão, alinhado a um bom manejo.

PALAVRAS-CHAVE: Agricultura de precisão; Máquinas agrícolas; Aplicação de insumos; Viabilidade técnica.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.