Logo PUCPR

VIABILIDADE ECONOMICA DO DIRECIONAMENTO DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS UTILIZANDO PILOTO AUTOMÁTICO DE ACIONAMENTO HIDRÁULICO OU ELÉTRICO

COSTA, Elisa Cruz ¹; IUNG, Mauricio Cesar ²
Colégio do(a) estudante: Centro Estadual de Educação Profissional – Erotides Angelo Nichele
Supervisor(a): Renan Douglas Pesco
Curso do(a) Orientador(a): Agronomia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O presente estudo apresenta o projeto de iniciação científica proporcionado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), através da bolsa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Para o Ensino Médio (PIBICJr), em parceria com o Colégio Estadual de Educação Profissional Erotides Angelo Nichele (CEEP). A pesquisa integra o contexto da Agricultura de Precisão, área que vem ganhando destaque pela capacidade de aumentar a eficiência produtiva e reduzir perdas operacionais no campo. Considerando o avanço tecnológico e a crescente demanda por práticas agrícolas sustentáveis e rentáveis, este estudo buscou compreender os impactos econômicos e operacionais da adoção de sistemas de piloto automático em máquinas agrícolas OBJETIVOS: Considerando que o objetivo principal foi avaliar a viabilidade econômica da utilização de sistemas de piloto automático, com acionamento hidráulico e elétrico, no direcionamento de máquinas agrícolas. MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa foi realizada na Fazenda Experimental Gralha Azul, com apoio técnico da empresa Agres, onde foram conduzidos testes práticos com tratores equipados com os dois tipos de piloto automático. As operações foram analisadas considerando aspectos como repetibilidade de rastro, sobreposição de passadas, amassamento de culturas e tempo de operação, além do custo de aquisição e manutenção dos equipamentos. Foram analisadas estas variáveis nos cultivos de soja, milho, feijão, trigo e cevada. Através de simulações econômicas em áreas de diferentes tamanhos, os dados demonstraram que o sistema elétrico proporcionou os melhores resultados. A análise também considerou os impactos financeiros com base na produtividade esperada e no valor de mercado de cada cultura. RESULTADOS: Através de simulações econômicas em áreas de diferentes tamanhos, os dados demonstraram que o sistema elétrico proporcionou os melhores resultados, reduzindo as perdas financeiras em até 81% em relação à operação sem piloto automático, e em 39% frente ao sistema hidráulico. As simulações indicaram que, mesmo com o investimento inicial elevado, o piloto elétrico se mostrou mais vantajoso a médio e longo prazo, a análise também considerou os impactos financeiros com base na produtividade esperada e no valor de mercado de cada cultura. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A partir dos resultados obtidos, conclui-se que a adoção de tecnologias de agricultura de precisão, como o piloto automático, contribui significativamente para a redução de custos operacionais, melhora no aproveitamento da área produtiva e aumento da rentabilidade das lavouras. Assim, o estudo oferece subsídios práticos e econômicos para produtores rurais, reforçando a importância da inovação tecnológica no fortalecimento do setor agropecuário, portanto, o projeto auxilia no desenvolvimento do manejo e do acompanhamento financeiro para os demais operadores, proporcionando agilidade e recursos para futuras análises.

PALAVRAS-CHAVE: Agricultura de Precisão; Plantio de culturas; Operação de máquinas.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC Jr.

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.