IMPACTO NO CRESCIMENTO E NEURODESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS CUJAS MÃES APRESENTARAM COVID-19 DURANTE A GESTAÇÃO: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
INTRODUÇÃO: A literatura atual revela que há evidências consistentes de que a COVID-19 pode impactar negativamente o neurodesenvolvimento de crianças expostas ao vírus no período gestacional. OBJETIVOS: O estudo teve como ponto de partida identificar, por meio de revisões bibliográficas atualizadas da literatura cientifica, os impactos sobre o crescimento e desenvolvimento de crianças cujas mães apresentaram infecção por SARS-CoV-2 durante o período gestacional. MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa se desenvolveu a partir da leitura de artigos dos bancos de dados PubMed, BVS/LILACS e EMBASE, utilizando critérios para os filtros de busca pelos descritores: COVID-19; Gestação; Neurodesenvolvimento Infantil; SARS-Cov-2; Saúde Materno Infantil; com foco em estudos publicados entre nascidas de mães com diagnostico positivo para COVID-19 durante a gestação. RESULTADOS: Os resultados mostraram dados importantes sobre o perfil social e clínico das mulheres grávidas, além de mudanças comportamentais em bebês e atrasos no neurodesenvolvimento e motor, principalmente nas áreas da comunicação, movimento e interação social. Estudos feitos, tomando como base o Ages and Stages Questionnaires (ASQ-3) mostraram que a infecção da mãe por COVID-19, especialmente nos primeiros e segundos meses, está ligada a uma ͏maior presença de alterações, ͏aumentando a necessidade de acompanhamento médico contínuo. Além disso, ͏nota-se que a doença também trouxe ͏impactos indiretos, como a separação social e as restrições nos cuidados ͏com a saúde, o͏ que deixou a vulnerabilidade de grávidas infectadas e seus bebês. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se que a infecção por SARS-CoV-2 durante ͏a gravidez tem um risco para alterações no neurodesenvolvimento infantil, sendo muito importante observar ͏ativamente a saúde das mães e dos bebês, fortalecer o cuidado, porém, ainda não se sabe os impactos gerais a longo prazo na vida e no comportamento das crianças expostas a esse tipo de condição.
PALAVRAS-CHAVE: COVID-19; Gestação; Neurodesenvolvimento infantil; SARS-Cov-2; Saúde materno infantil.
Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.