Logo PUCPR

IMPACTO NO CRESCIMENTO E NEURODESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS CUJAS MÃES APRESENTARAM COVID-19 DURANTE A GESTAÇÃO: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

ROVANI, Augusto Sartori ¹; COSTA, Viviane de Souza Pinho ²
Colégio do(a) estudante: Colégio Marista Londrina
Supervisor(a): Luciana Andreia Lasaro Mangieri
Curso do(a) Orientador(a): Medicina – Câmpus Londrina

INTRODUÇÃO: A literatura atual revela que há evidências consistentes de que a COVID-19 pode impactar negativamente o neurodesenvolvimento de crianças expostas ao vírus no período gestacional. OBJETIVOS: O estudo teve como ponto de partida identificar, por meio de revisões bibliográficas atualizadas da literatura cientifica, os impactos sobre o crescimento e desenvolvimento de crianças cujas mães apresentaram infecção por SARS-CoV-2 durante o período gestacional. MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa se desenvolveu a partir da leitura de artigos dos bancos de dados PubMed, BVS/LILACS e EMBASE, utilizando critérios para os filtros de busca pelos descritores: COVID-19; Gestação; Neurodesenvolvimento Infantil; SARS-Cov-2; Saúde Materno Infantil; com foco em estudos publicados entre nascidas de mães com diagnostico positivo para COVID-19 durante a gestação. RESULTADOS: Os resultados mostraram dados importantes sobre o perfil social e clínico das mulheres grávidas, além de mudanças comportamentais em bebês e atrasos no neurodesenvolvimento e motor, principalmente nas áreas da comunicação, movimento e interação social. Estudos feitos, tomando como base o Ages and Stages Questionnaires (ASQ-3) mostraram que a infecção da mãe por COVID-19, especialmente nos primeiros e segundos meses, está ligada a uma ͏maior presença de alterações, ͏aumentando a necessidade de acompanhamento médico contínuo. Além disso, ͏nota-se que a doença também trouxe ͏impactos indiretos, como a separação social e as restrições nos cuidados ͏com a saúde, o͏ que deixou a vulnerabilidade de grávidas infectadas e seus bebês. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se que a infecção por SARS-CoV-2 durante ͏a gravidez tem um risco para alterações no neurodesenvolvimento infantil, sendo muito importante observar ͏ativamente a saúde das mães e dos bebês, fortalecer o cuidado, porém, ainda não se sabe os impactos gerais a longo prazo na vida e no comportamento das crianças expostas a esse tipo de condição.

PALAVRAS-CHAVE: COVID-19; Gestação; Neurodesenvolvimento infantil; SARS-Cov-2; Saúde materno infantil.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC Jr.

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.