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ANÁLISE DO NEURODESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS CUJAS MÃES APRESENTARAM OU NÃO INFECÇÃO POR COVID-19 POR MEIO DE COMPARAÇÃO DOS INSTRUMENTOS DENVER II E AGES AND STATES QUESTIONNAIRE (ASQ)

MENDES, Geovana Sena ¹; BIGNARDI, Paulo Roberto ³; CASTRO, Luci Keiko Kuromoto de ³; CASTRO, Luci Keiko Kuromoto de ³; COSTA, Viviane de Souza Pinho ²
Curso do(a) Estudante: Medicina – Câmpus Londrina –
Curso do(a) Orientador(a): Medicina – Câmpus Londrina

INTRODUÇÃO: O neurodesenvolvimento infantil é um processo contínuo que envolve a aquisição gradual de habilidades motoras, cognitivas, emocionais e sociais, diretamente relacionado à maturação do sistema nervoso central. Esse processo pode ser influenciado por fatores genéticos, ambientais e condições gestacionais, como a saúde materna. Assim, a detecção precoce de alterações é essencial para intervenções eficazes que promovam o desenvolvimento global da criança. OBJETIVOS: essencial para intervenções eficazes que promovam o desenvolvimento global da criança. Portanto, o presente estudo tem como objetivo analisar o neurodesenvolvimento de crianças aos 3 meses de idade, cujas mães apresentaram ou não infecção por COVID-19 durante a gestação, por meio da aplicação e comparação dos instrumentos Denver II e ASQ-3. MATERIAIS E MÉTODO: Entre os instrumentos utilizados, destacam-se o Denver-II, validado no Brasil em 2017, que avalia crianças de 0 a 6 anos nos domínios pessoal-social, linguagem, motricidade grossa e motricidade fina adaptativa; e o ASQ-3, adaptado desde 2010, aplicado a crianças de um mês a cinco anos e meio, com foco em comunicação, coordenação motora ampla e fina, resolução de problemas e habilidades sociais. RESULTADOS: Este estudo analisou o desenvolvimento de 28 crianças aos três meses de idade por meio de ambos os instrumentos, considerando também dados sociodemográficos das mães. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os resultados mostraram concordância razoável nos domínios motor grosso, motor fino e pessoal-social, mas indicaram possível variação na sensibilidade dos testes quanto à linguagem. Apesar das limitações metodológicas, a utilização conjunta de diferentes instrumentos ampliou a capacidade de detecção de atrasos, reforçando sua utilidade na prática clínica e no acompanhamento precoce do desenvolvimento infantil, sobretudo quando associados à análise do contexto familiar e materno.

PALAVRAS-CHAVE: Desenvolvimento infantil; Saúde Materno-Infantil; Transtornos do neurodesenvolvimento; COVID-19; Troca Materno-Fetal.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.

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