Logo PUCPR

DESENVOLVIMENTO DE ROTEIROS PARA UTILIZAÇÃO DE QUADRINHO E MANGÁS NO ENSINO DA BIOLOGIA CELULAR E MICROBIOLOGIA – MAGIC CELLS PROJECT – ANO 2

FRANÇA, Sophie Nogureira Schultz de ¹; BONAMIGO, Anne Sophia Lopes ³; BIANCHINI, Luiz Fernando ²
Colégio do(a) estudante: Colégio Sesi da Indústria Centro
Supervisor(a): Robert Nelson Granada Gessner Jr
Curso do(a) Orientador(a): Ciências Biológicas – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Em meio a atual ampla evolução tecnológica, se torna um desafio aos professores e aos estudantes manterem-se atualizados com os avanços de estudos científicos que aprimoram e atualizam temas das ciências biológicas. O uso das HQs é um material paradidático promissor, capaz de promover uma educação de qualidade e atrativa. Isso se deve, principalmente, pela popularidade dos quadrinhos que cresceu em 2020 com a pandemia, e ao modo de apresentação do conteúdo, que o torna menos massivo e cativante ao estudante pelo uso de ilustrações e cores vibrantes. OBJETIVOS: Em busca de facilitar o estudo dos interessados, o projeto Magic Cells visa a produção de Histórias em Quadrinhos que ajudem na compreensão e disseminação dos conteúdos. MATERIAIS E MÉTODO: Com as narrativas efetuadas no primeiro ano de projeto, “Uma Questão de Fôlego” e “Mudança de Planos”, foram realizadas pesquisas em sites de publicações científicas e no acervo bibliotecário da PUCPR, em busca de artigos, notícias e livros atualizados para a produção de recursos informativos para os enredos, em prol de melhor assimilação do conteúdo. RESULTADOS: O efetivo desenvolvimento fomentou a produção de um glossário e de boxes informativos de termos pouco populares para ambas das HQs. O projeto evoluiu simultaneamente com a escrita dos materiais informativos e a ilustração dos quadrinhos de “Mudança de Planos”. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Como desfecho, o grupo Magic Cells tem perspectiva futura de apresentar a proposta a uma editora para sua publicação e aplicá-la em sala de aula para validação de sua eficácia. Essa etapa é de extrema relevância, porque analisará seu real impacto no desenvolvimento do processo de aprendizagem do estudante e garante que o projeto alcance seu objetivo principal.

PALAVRAS-CHAVE: Material paradidático; Biologia Celular; História em Quadrinho; Apoptose.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC Jr.

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.