Logo PUCPR

AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE APTIDÃO FÍSICA DE CRIANÇAS E JOVENS PARTICIPANTES DE UM PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO E SAÚDE INFANTIL (PROSAÚDE/PUCPR)

ROCHA, Thiago Dalabeneta Cardoso da ¹; LISBOA, Tailine ³; TKAC, Claudio Marcelo ²
Curso do(a) Estudante: Bacharelado em Educação Física – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Educação Física – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A aptidão física é amplamente reconhecida como um indicador de saúde, impactando o desenvolvimento físico, motor, social e cognitivo. Em função dessa relevância, a criação de testes que mensurem os níveis de aptidão física destaca uma zona saudável e uma zona de risco, a fim de fazer um acompanhamento dos indicativos de saúde. A partir dessa metodologia, destaca-se a importância de programas focados na promoção de saúde através da atividade física, no caso do presente estudo, foi utilizado o programa PROSAÚDE KIDS, que segue o propósito destacado. OBJETIVOS: Objetivo: O objetivo do estudo é identificar o nível de aptidão física de crianças e jovens participantes de um programa de desenvolvimento e saúde infantil. MATERIAIS E MÉTODO: Materiais e métodos: Foram avaliadas 80 crianças, com idades entre 6 e 12 anos, de ambos os sexos, participantes do programa PROSAÚDE KIDS. Os critérios de inclusão consideraram a faixa etária e a matrícula ativa no programa, bem como a ausência de contraindicações para a prática de atividade física. A triagem inicial foi realizada por meio da aplicação do Questionário de Prontidão para Atividade Física (PAR-Q), acompanhado de uma anamnese. Todos os participantes aderiram voluntariamente ao estudo, com assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido pelos responsáveis. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP). Para mensuração da aptidão física, foi utilizada a bateria de testes do PROESP-BR, composta pelos seguintes protocolos: teste de sentar-e-alcançar (flexibilidade), abdominais em 1 minuto (resistência muscular localizada), salto horizontal (potência de membros inferiores), arremesso de medicine ball (potência de membros superiores), teste do quadrado (agilidade), corrida de 20 metros (velocidade) e corrida de 6 minutos (aptidão cardiorrespiratória). RESULTADOS: ltados evidenciam que 42,5% das crianças estão em zona de risco em estado nutricional e a maioria classificados como “fraco” em 5 dos 7 testes de aptidão física do PROESP-BR, entretanto, observa-se resistência muscular localizada relativamente preservada no teste de abdominais em 1 minuto, com 52,1% em estado saudável. CONSIDERAÇÕES FINAIS: ção do nível de aptidão física dos alunos do programa PROSAÚDE KIDS evidenciou um baixo nível geral de desempenho físico, especialmente em componentes como potência, agilidade, velocidade e aptidão cardiorrespiratória. Esses resultados estão alinhados com a literatura científica, que aponta um declínio progressivo nos níveis de aptidão física infantil. Entre os principais fatores associados a essa tendência estão o aumento do comportamento sedentário, o maior tempo dedicado a atividades passivas e a prática insuficiente de exercícios moderados a vigorosos. A resistência muscular localizada, relativamente preservada, pode estar associada a mecanismos adaptativos do organismo frente ao sobrepeso, embora essa hipótese requeira investigação mais aprofundada.

PALAVRAS-CHAVE: Aptidão física; PROESP-BR; Crianças; Promoção da saúde.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.