Logo PUCPR

DESGASTE ABRASIVO E RUGOSIDADE DE SUPERFÍCIE DE RESINAS COMPOSTAS SUBMETIDAS À ESCOVAÇÃO COM DENTIFRÍCIO A BASE DE CARVÃO ATIVADO

BLASZCZAK, Marcos Pedro Skraba ¹; LEYTON, Brenda Giselle Sanchez ³; SOUZA, Evelise Machado de ²
Curso do(a) Estudante: Odontologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Odontologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A escovação dental e o uso de enxaguatórios bucais podem ter impacto nas propriedades de superfície das resinas compostas, incluindo redução de brilho, manchamentos, desgastes e aumento da rugosidade. OBJETIVOS: O objetivo dessa pesquisa foi avaliar a rugosidade de superfície de resinas compostas fotopolimerizáveis com diferentes composições e viscosidades submetidas a ciclos abrasivos de escovação simulada com dentifrícios de baixa e alta abrasividade. MATERIAIS E MÉTODO: Oitenta espécimes foram construídos com quatro tipos de resinas compostas (n=20): nanohíbrida regular (Vittra APS), nanoparticulada regular (Filtek Z350XT), nanohíbrida bulk-fill (Aura Bulk Fill) e nanohíbrida flow com alto conteúdo de carga (Grandioso Heavy Flow). Metade da superfície dos espécimes foi protegida para não ser afetada. Os espécimes foram submetidos a 20 mil ciclos de escovação simulada com um dentifrício de baixa abrasividade (Colgate Total 12) e outro de alta abrasividade a base de carvão ativado (Colgate Total 12 Carvão Ativado). As medidas de rugosidade foram realizadas nas superfícies controle e abrasionadas em um perfilômetro de contato com cut-off de 0,25 mm. Três leituras foram realizadas em diferentes sentidos. Os dados foram analisados por teste de Kruskal-Wallis e de Wilcoxon com nível de significância de 5%. RESULTADOS: Vittra APS demonstrou rugosidade estatisticamente superior às demais resinas compostas, antes e após a escovação (p<0,01). A escovação com ambos os dentifrícios aumentou significantemente a rugosidade de todas as resinas (p<0,05). A resina Grandioso Heavy Flow apresentou menor rugosidade entre todos os materiais submetidos à escovação com dentifrício à base de carvão (p<0,01). CONSIDERAÇÕES FINAIS: A rugosidade de todas as resinas foi aumentada com a escovação, independente do tipo de dentifrício. A resina composta nanohíbrida regular apresentou maior rugosidade superficial mesmo sem escovação, enquanto a resina flow com alto conteúdo de carga foi a menos afetada pela escovação com dentifrício à base de carvão.

PALAVRAS-CHAVE: Resinas compostas; Rugosidade de superfície; Escovação; Dentifrício; Carvão ativado.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.