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RELAÇÃO ENTRE ARTE E REPRESENTAÇÃO DA FORMA EM FERREIRA GULLAR

PANISSON, Daniela Machado ¹; GONCALVES, Adalgisa Aparecida de Oliveira ²
Curso do(a) Estudante: Artes Visuais – Escola Belas Artes – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Artes Cênicas – Escola Belas Artes – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A análise da relação entre arte e forma, a partir da perspectiva de Ferreira Gullar, cria uma investigação baseada em diferentes contextos históricos e artísticos, chegando a um alargamento do acervo investigativo sobre as artes visuais brasileiras e entendendo como as questões plásticas e conceituais relacionadas à essa vanguarda mudaram o imaginário de arte contemporânea. Analisando as três principais influências de Ferreira Gullar, o Cubismo, o Suprematismo e o Concretismo, entende-se como cada uma delas interferiu em suas escritas. São essas correntes europeias que discutiam de suas próprias maneiras a conceituação de forma e que trouxeram contribuições relevantes para a caracterização do movimento neoconcreto. OBJETIVOS: Essa pesquisa busca compreender as questões que envolvem as relações formais artísticas, o senso estético e a representação poética na produção de arte moderna, assim como na contemporânea, colocando em perspectiva essas questões para que se possa realmente entender a realidade artística no Brasil. MATERIAIS E MÉTODO: Foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a vida e obra e o entendimento da forma em Ferreira Gullar, evidenciando os seus escritos e contando com comentários e análises de outros estudiosos do assunto, foi feito o registro dessa fase através de um fichamento de todas as leituras. RESULTADOS: Ferreira Gullar chega ao conceito de não-objeto, que foi marcado por uma relação especial entre espaço e forma. Essa ressignificação do espaço expositivo acontece, quando objetos que normalmente seriam considerados neutros, apenas suportes, tornam-se relevantes e passam a fazer parte da obra de arte. As obras de Gullar que mais representam este período são os poemas-objetos e o poema enterrado, em que ele propõe borrar os limites dessa escrita com o objetivo de forçar o leitor a entender a sua linha de raciocínio, introduzindo a interação no poema. Dessa forma, foi discutido o contexto que precedeu a arte contemporânea brasileira, assim como as referências que levaram Ferreira Gullar a construir sua teoria da arte e os processos visuais que a comprovaram. Foi possível perceber a contribuição que todas suas reflexões teóricas e prático-artísticas trouxeram para a compreensão de arte brasileira, tornando clara sua influência em artistas posteriores, como no Movimento Geral da Nova Objetividade e na literatura contemporânea brasileira. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Portanto, a relação entre a arte e a representação da forma em Gullar reside na sua manifestação social e na característica metafísica dos seus trabalhos, dando a devida importância ao reconhecê-lo como um dos artistas brasileiros mais importantes para a atualidade.

PALAVRAS-CHAVE: Ferreira Gullar; Neoconcretismo; Não-objeto; Forma.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC.

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