Logo PUCPR

INTERFACES ENTRE FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIOS E A PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO: AGRUPAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA CONTEMPORÂNEA

SEVERINO, Yasmin Oliveira ¹; NETO, Paulo Nascimento ²
Curso do(a) Estudante: Arquitetura e Urbanismo – Escola Belas Artes – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Arquitetura e Urbanismo – Escola Belas Artes – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A financeirização das políticas urbanas tem recebido atenção crescente da comunidade científica, notadamente a partir das transformações substanciais ocorridas nas últimas décadas, com protagonismo de instituições financeiras, práticas e narrativas de mercado. Particularmente para o contexto latino-americano, uma série de tensões são produzidas pela introjeção de práticas e instrumentos financeirizados em contextos nos quais a financeirização per se ainda está sendo socialmente constituída. Devido a contínua criação e regulamentação de uma série de instrumentos ao longo das últimas décadas, o Brasil se destaca pela intensificação dos processos de financeirização, com impactos diretos nos mecanismos fundamentais da política urbana. OBJETIVOS: Tais questões estão na base de reflexão deste projeto, a partir das quais se procura compreender os percursos contemporâneos das pesquisas científicas sobre o tema, mapeando abordagens e lentes teóricas empregadas nas investigações sobre financeirização via Fundos de Investimento Imobiliários (FIIs). Objetiva-se analisar a produção científica contemporânea sobre a interface dos Fundos de Investimento Imobiliários com a produção do espaço urbano por meio da realização de estudo bibliométrico e de revisão sistemática de literatura. MATERIAIS E MÉTODO: Quanto a metodologia, na primeira fase foi feita a leitura de textos para dar o embasamento sobre o tema, resultando na revisão da literatura, na segunda etapa foi feita a coleta de dados na base indexadora Scopus, a partir das palavras-chaves e critérios estabelecidos, e na terceira etapa foi feita uma análise a partir dos resultados obtidos nas etapas anteriores por meio dos softwares Excel e VOSviwer. RESULTADOS: Os resultados alcançados indicam uma predominância de países desenvolvidos especialmente dos Estados Unidos como esperado nas publicações sobre o tema, além de uma abordagem distinta em relação a financeirização na literatura, uma focada na economia em si e outra voltada para a geografia urbana, em como os processos financeiros influenciam na construção do espaço urbano, isso fica visível ao observar as relações entre os principais autores. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se que a produção científica brasileira possui algumas particularidades, tende a seguir a linha da geografia urbana e explora o tema financeirização de modo geral com escassos trabalhos voltados exclusivamente para fundos de investimentos imobiliários.

PALAVRAS-CHAVE: Bibliometria; Fundos de investimento imobiliário; Financeirização; Urbano.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.