Logo PUCPR

UTILIZAÇÃO DO CHATGPT PARA A ELABORAÇÃO DE ROTEIROS DE ENTREVISTAS PARA APRENDIZAGEM DE ELICITAÇÃO DE REQUISITOS

GARBIN, João Davi da Cruz ¹; REINEHR, Sheila ³; MALUCELLI, Andreia ³; MALUCELLI, Andreia ³; ALBUQUERQUE, Regina Fabia Lopes de ²
Curso do(a) Estudante: Engenharia de Software – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Engenharia de Software – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A motivação surgiu da necessidade de explorar novas formas de aprendizado com o uso da Inteligência Artificial, especialmente na Engenharia de Software, onde a etapa de requisitos é essencial. OBJETIVOS: Assim, o objetivo deste trabalho foi entender como o uso do ChatGPT pode ajudar na criação de roteiros de entrevista para o ensino da Elicitação de Requisitos. MATERIAIS E MÉTODO: Para o alcance do objetivo, a metodologia aplicada foi o estudo de caso, com coleta de dados por meio de entrevistas, formulários e observações dos roteiros criados. A pesquisa foi realizada com estudantes de Engenharia de Software. A turma foi dividida em dois grupos: um grupo com acesso ao ChatGPT para auxiliar na criação dos roteiros e outro grupo não usou a Inteligência Artificial. Durante a aplicação, os estudantes tiveram que criar um roteiro de entrevista com base em um cenário de sistema de financiamento, e depois avaliar o trabalho do outro grupo. Os dados foram analisados com a ajuda da ferramenta Atlas.ti. RESULTADOS: Os resultados mostraram que os estudantes que usaram o ChatGPT conseguiram criar roteiros com mais rapidez e organização, além de destacarem que a ferramenta trouxe ideias novas e ajudou a entender melhor a tarefa. Por outro lado, também foi apontada a necessidade de revisar o conteúdo gerado pela Inteligência Artificial e de saber criar bons prompts. Já os estudantes que não usaram o ChatGPT relataram mais dificuldade no começo da atividade, embora tenham julgado o próprio trabalho satisfatório. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A conclusão é que o uso do ChatGPT pode ser uma boa ferramenta de apoio, desde que usada com cuidado, ajudando tanto no aprendizado quanto na produtividade dos alunos.

PALAVRAS-CHAVE: Elicitação de Requisitos; Engenharia de Software; Inteligência Artificial; ChatGPT; Ensino Ativo.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa da Fundação Araucária e da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, no programa PIBIC.

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.