Logo PUCPR

MANTER A PAZ E SEGURANÇA NAS INSTITUIÇÕES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: DESAFIOS DA GESTÃO EDUCACIONAL

MOREIRA, Mariana Grosso ¹; FILIPAK, Sirley Terezinha ²
Curso do(a) Estudante: Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A violência nas instituições de ensino superior tem se tornado uma preocupação crescente, afetando diretamente a permanência, o desempenho acadêmico e o bem-estar de estudantes e docentes. Situações de bullying, assédio, discriminação e outras formas de violência simbólica e institucional demonstram que o ambiente universitário, muitas vezes, não é tão seguro e acolhedor quanto se espera. Nesse contexto, torna-se necessário repensar as práticas institucionais com vistas à promoção da cultura de paz e do respeito à diversidade. OBJETIVOS: Este estudo teve como objetivo geral compreender as estratégias adotadas pela gestão universitária para prevenir a violência e promover a paz. Como objetivos específicos, buscou-se conceituar o bullying, elencar ações de prevenção e analisar se as instituições estão preparadas para oferecer segurança emocional e física a seus membros. MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa foi de natureza bibliográfica e documental, com levantamento de artigos científicos, legislações, documentos institucionais e notícias veiculadas em fontes confiáveis. As buscas foram realizadas em bases acadêmicas como SciELO, CAPES e bibliotecas digitais, priorizando materiais a partir de 2018. Foram utilizados descritores relacionados à violência, cultura de paz, bullying e gestão universitária. RESULTADOS: Os dados indicam que a violência no ensino superior é uma realidade recorrente, embora pouco discutida. A ausência de políticas eficazes, o despreparo de gestores e a naturalização de condutas abusivas contribuem para a manutenção de um ambiente hostil. No entanto, identificou-se a mediação de conflitos como uma prática eficaz na resolução de tensões, promovendo escuta ativa e construção coletiva de soluções. Além disso, a formação continuada em direitos humanos e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais demonstraram ser caminhos promissores para transformar o espaço acadêmico. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A construção de uma cultura de paz nas universidades demanda ações articuladas entre gestão, formação ética, escuta qualificada e valorização da diversidade. A educação em direitos humanos e o fortalecimento das competências socioemocionais devem estar presentes tanto na formação de professores quanto no currículo dos cursos superiores, com o intuito de transformar a universidade em um espaço mais justo, seguro e democrático para todos os seus sujeitos.

PALAVRAS-CHAVE: Violência no ensino superior; Cultura de paz; Direitos humanos; Gestão universitária; Mediação de conflitos.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.