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REABILITAÇÃO EM PRESÍDIOS ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO RELIGIOSA

SANTOS, Rubens Sebastião dos ¹; REZENDE, Josimaber Siqueira ²
Curso do(a) Estudante: Ciências da Religião (Licenciatura) – PUCPR Online –
Curso do(a) Orientador(a): PUCPR Online

INTRODUÇÃO: O presente estudo tem como objetivo investigar os fundamentos históricos, legais e pedagógicos que justificam a implantação do Ensino Religioso formal no Brasil, estabelecendo uma análise crítica e comparativa com a possibilidade de sua aplicação no contexto prisional. OBJETIVOS: O objetivo do plano de trabalho é destacar a questão social da educação através do Ensino Religioso no Brasil, especialmente no contexto da ressocialização entre apenados. MATERIAIS E MÉTODO: O método de pesquisa adotado teve como proposito o processo de ressocialização no contexto prisional, compreendendo-o como um conjunto de ações voltadas à reintegração do indivíduo privado de liberdade ao convívio social. Nessa perspectivam investigou-se de que forma como o sistema educacional pode contribuir para esse objetivo, especialmente por meio do Ensino Religioso, entendido como um componente formativo que dialoga com valores éticos, culturais e espirituais. RESULTADOS: O cronograma proposto pelo plano de trabalho, segundo desenvolvimento da pesquisa, coube a revisão de literatura, absorvendo a coleta de dados prevendo o relatório para análise de resultados. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A base destacada ao objetivo proposto da questão social da educação no Brasil através do Ensino Religioso, tende aproximar a sociedade e conhecer nos intramuros, quão importante papel que esta disciplina pode realizar ainda que ao ser ignorada pela escola pública, mas de grande potencial e interesse no processo ressocializador e merecem ser assim compreendidas. O primeiro plano foi destacar a problemática que envolve a grande população carcerária em privação de liberdade, com seu perfil social e apresentar o que o Ensino Religioso pode contribuir, nesta esfera. Utilizando-se de meios de desmistificar a criminalidade que se acelera e procurar atender a demanda, para isto surge a necessidade de sermos hábeis na utilização de métodos eficazes. Torna-se claro que ao vislumbrar estatísticas relativo ao sistema prisional é observado que fatores educacionais são relevantes ao elevado número de confinados à posterior veremos que assuntos pertinentes a religião são os de maior envergadura para o processo ressocializador.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino Religioso; Reintegração Social; Sistema Prisional; Educação; Direitos Humanos.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIC-EaD.

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