Logo PUCPR

SUSTENTABILIDADE NO ENSINO SUPERIOR E ALINHAMENTO AO ESG: ANÁLISE DA LITERATURA

GUEDES, Beatriz Camacho ¹; SILVA, Fernanda Frankenberger ²
Curso do(a) Estudante: Administração + Programa de Administração Internacional – Escola de Negócios – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Administração – Escola de Negócios – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: As Instituições de Ensino Superior (IES) vêm assumindo um papel de destaque na promoção do desenvolvimento sustentável e no cumprimento de responsabilidades socioambientais, buscando alinhar suas políticas, práticas e indicadores internos aos critérios ESG (Ambiental, Social e Governança). Exigências como a redução de emissões de carbono, o fortalecimento da responsabilidade social e a adoção de práticas de governança ética passaram a integrar a pauta das universidades, impulsionando a elaboração de relatórios de sustentabilidade e outras iniciativas alinhadas ao ESG no ambiente acadêmico. Entretanto, o conhecimento sobre como esses princípios vêm sendo incorporados nas IES ainda carece de sistematização. OBJETIVOS: Diante dessa lacuna, o presente estudo teve como objetivo analisar a literatura recente sobre sustentabilidade no ensino superior alinhada ao ESG e identificar as principais temáticas e tendências desse campo. MATERIAIS E MÉTODO: Para tanto, foram analisados 17 artigos científicos indexados na base Web of Science, contemplando estudos nacionais e internacionais para identificar padrões temáticos nos trabalhos selecionados. RESULTADOS: Os resultados evidenciaram a predominância de quatro eixos temáticos: governança universitária, práticas de sustentabilidade socioambiental, relatórios institucionais de sustentabilidade e práticas pedagógicas orientadas à sustentabilidade. Esses eixos abrangem desde a incorporação de princípios de governança sustentável e transparência institucional até iniciativas socioambientais e pedagógicas voltadas à sustentabilidade, indicando um movimento de transformação abrangente nas IES sob a perspectiva ESG. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Assim, pode-se concluir que a efetiva consolidação da agenda ESG no ensino superior exige ações integradas nas dimensões de governança, gestão socioambiental, transparência institucional e educação, reforçando o papel central das universidades na promoção do desenvolvimento sustentável nas regiões em que atuam.

PALAVRAS-CHAVE: ESG; Ensino Superior; Governança Universitária; Sustentabilidade; Universidades Sustentáveis.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC.

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.