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UM ESTUDO SOBRE O MOVIMENTO MAKER NAS ESCOLAS

TEODORO, Ana Beatris Andrade ¹; PEREIRA, Fabio Inacio ²
Colégio do(a) estudante: Colégio Estadual Marcelino Champagnat
Supervisor(a): Sarita Maria Pieroli
Curso do(a) Orientador(a): Teologia – Câmpus Londrina

INTRODUÇÃO: O movimento maker, fundamentado na filosofia “faça você mesmo” (DIY), configura-se como uma proposta educacional inovadora que se propõe romper com abordagens tradicionais centradas na transmissão passiva de conteúdos. Ao valorizar a criatividade, a autonomia, a experimentação e a resolução prática de problemas, essa perspectiva busca promover o protagonismo discente e a aprendizagem ativa. OBJETIVOS: Este estudo teve como objetivo refletir sobre a formação científica de estudantes do Ensino Médio por meio da investigação dos fundamentos teóricos do movimento maker, sua relevância contemporânea e potencial para o desenvolvimento de competências como inovação, colaboração e resolução de problemas. MATERIAIS E MÉTODO: A metodologia contemplou pesquisa bibliográfica, a busca por informações históricas de suas origens e evolução, bem como reflexão sobre implicações éticas e sociais, incluindo o papel do professor como mediador e a necessidade de qualificação docente. RESULTADOS: Entre os resultados, destaca-se que o movimento maker vai além de uma tendência tecnológica, constituindo-se como estratégia capaz de democratizar o acesso a ferramentas e conhecimentos, estimular a colaboração e integrar diferentes áreas do saber. Entretanto, sua eficácia depende de implementação planejada, com recursos e políticas adequados e formação contínua de educadores. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Este estudo ampliou o entendimento sobre o movimento maker como uma abordagem metodológica com potencial inovador. Conclui-se que, quando aplicado de forma crítica e contextualizada, o movimento maker pode contribuir para a construção de ambientes escolares mais criativos, colaborativos e emancipadores, preparando os estudantes para os desafios de um mundo em constante transformação e fortalecendo a capacidade de transformar ideias em soluções concretas para a sociedade em geral.

PALAVRAS-CHAVE: Movimento maker; Metodologia ativa; Educação; Fab Labs; Autonomia.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC Jr.

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