Logo PUCPR

AS RECOMENDAÇÕES INTERNACIONAIS E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS (1946-1971): UM ESTADO DO CONHECIMENTO PLANO DE TRABALHO Nº 1

OLIVEIRA, Ana Carolina da Silva de ¹; SILVA, Gabriel Fernandes da ²
Curso do(a) Estudante: Pedagogia – Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): PPGE – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Este projeto de pesquisa está vinculado ao projeto maior intitulado “Políticas Educacionais Brasileiras (1946 a 1971): a influência das políticas internacionais (BIE e UNESCO) para a escolaridade obrigatória”, da linha de pesquisa “História e Políticas da Educação” do Programa de Pós-Graduação (PPGE) – Mestrado e Doutorado da Pontifícia Universidade Católica do Paraná Partimos do pressuposto de que as políticas públicas educacionais não ocorreram como fatos isolados do passado, nem como processos que se encerram em si próprios. São objeto de embates políticos, econômicos, pedagógicos e conceituais dos diversos setores da sociedade que buscam imprimir na legislação educacional e à prática educativa, sua visão de formação humana e seu projeto societário. A legislação educacional, a rigor, manifesta a visão e o projeto do Estado para a educação escolar. OBJETIVOS: Produzir sólido estado do conhecimento sobre estudo das recomendações internacionais e as políticas nacionais de educação, no período de 1946 a 1971, a partir de diferentes bases e repositórios. Levantar estudos que investigam as recomendações do BIE, da UNESCO e sua relação com as políticas educacionais brasileira na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDBT/CAPES), no período estudado; analisar e interpretar os trabalhos coletados subsidiando a construção de um estado do conhecimento. MATERIAIS E MÉTODO: A metodologia empregada no estudo foi a histórico-documental, subsidiada pelos trabalhos pesquisados que envolvem fontes e fatos históricos. Para desenvolver o processo de verificação do estado do conhecimento, foram empregados os descritores “Formação de Professores” e “Unesco” e “Paraná”. RESULTADOS: Acreditamos que foi possível atender o objetivo geral da pesquisa no que se refere à produção de um estado do conhecimento sobre o estudo das recomendações internacionais e as políticas nacionais de educação, no período de 1946 a 1971, a partir da base de dados que foi direcionada a este plano de trabalho. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Incentivamos que mais estudos sejam realizados no sentido de promover contextos para a formação de pesquisadores iniciantes de modo que tenham contato com o processo de investigação na prática, de modo que lhes sejam possível vivenciar o universo da pesquisa e acessar pesquisadores mais experientes.

PALAVRAS-CHAVE: Formação de Professores; História da Educação; Organismos Internacionais; .

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC.

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.