Logo PUCPR

DESENVOLVIMENTO DE PERSONAGENS E ROTEIROS PARA UTILIZAÇÃO DE QUADRINHO E MANGÁS NO ENSINO DA BIOLOGIA CELULAR E MICROBIOLOGIA – MAGIC CELLS PROJECT – ANO 2

BONAMIGO, Anne Sophia Lopes ¹; FRANÇA, Sophie Nogueira Schultz de ³; BIANCHINI, Luiz Fernando ²
Curso do(a) Estudante: Ciências Biológicas – Bacharelado – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Ciências Biológicas – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Para muitos alunos transicionando entre o ensino médio e o superior, ambos os leigos em tópicos pertinentes a biologia e os que possuem interesse em se aprofundar nos cursos das Ciências da Vida, um dos maiores obstáculos encontrados no entendimento de certos conceitos relacionados a fenômenos biológicos é a dificuldade de poder concretizar certas mecânicas visualmente. Enquanto a ideia da criação de ilustrações com o propósito de fazer essas ideias mais acessíveis e lúdicas ao público geral não seja necessariamente nova, como pode ser visto em séries de mangá como Cells at Work e até filmes animados como Osmosis Jones (2001), o uso desse estilo de mídia visual para usos didáticos ainda é um campo a ser explorado mais profundamente. OBJETIVOS: Com a criação e conceituação de um projeto de histórias em quadrinhos (HQs) para serem lidas em salas de aula, nomeado Magic Cells, o objetivo foi de selecionar certos cenários e características biológicas e, por meio da criação de uma narrativa com versões antropomorfizadas de entidades microbiológicas, conseguir explicar os processos e conceitos com sujeitos mais concretizados, fazendo-os mais digeríveis para o entendimento. MATERIAIS E MÉTODO: a partir de encontros quinzenais, realizou-se brainstorm para definição de temas e desenvolvimento de roteiros. Uma vez definidos os temas, os livros texto de Biologia Celular foram consultados, além das ferramentas de busca como Google. Os desenhos foram inicialmente criados à mão livre, e posteriormente digitalizados com uso de mesa digitalizadora e o software Autodesk Sketchbook. RESULTADOS: Possui-se 13 páginas terminadas da HQ Mudança de Planos no momento. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Por ser uma HQ com o processo ilustrativo de desenho, aplicação de cores e sombreamento completamente operado por uma pessoa, a divisão de tarefas entre diferentes artistas em projetos futuros serve como uma boa ideia, e a aplicação de material externo aos quadrinhos como diagramas e glossários auxilia o entendimento de termos e jargões menos familiares ao público leigo.

PALAVRAS-CHAVE: Didático; Ilustrações; Quadrinhos; Lúdico; Antropomorfismo.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC.

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.