Logo PUCPR

AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE MÉDICOS DE FAMÍLIA E COMUNIDADE SOBRE DOENÇA PULMONAR PÓS-TUBERCULOSE

KOLESKI, Helena Karam ¹; DIAS, Vitor Loureiro ²
Curso do(a) Estudante: Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Anualmente, cerca de 10 milhões de casos de tuberculose (TB) são diagnosticados mundialmente, sendo que aproximadamente 1 milhão evoluem para óbito, resultando em 9 milhões de indivíduos que vivem com sequelas da doença. A Doença Pulmonar Pós-TB (DPPT) é definida como evidência de anormalidade respiratória crônica, com ou sem sintomas, atribuível, pelo menos em parte, à TB. Pacientes com DPPT apresentam alterações funcionais e estruturais, além de tosse, dispneia e redução da capacidade de exercício, gerando impacto na qualidade de vida. Esse estudo deseja avaliar o conhecimento de profissionais da Atenção Primária à Saúde sobre essa entidade. OBJETIVOS: Avaliar o conhecimento dos participantes sobre DPPT antes e após uma aula expositiva sobre o tema. MATERIAIS E MÉTODO: O estudo propôs a avaliação do conhecimento de professores e preceptores de Medicina de Família e Comunidade (MFCs) atuantes na PUCPR no segundo semestre de 2024 por meio da aplicação de um pré-teste, seguida de uma aula expositiva sobre o tema, depois de um pós-teste. Os testes apresentavam as mesmas questões, e foram realizados de modo on-line. A pesquisa foi aprovada pelo CEP sob parecer 78908624.9.0000.0020. RESULTADOS: Foram recrutados 12 participantes, dos quais 9 responderam o pré-teste e 8 o pós-teste. As respostas foram classificadas de maneira binária como corretas ou incorretas, e questões com múltiplas alternativas corretas foram desmembradas para análise individual, permitindo análise objetiva da taxa de acertos nos dois momentos da pesquisa. Foi identificada uma taxa de assimilação de 92,1%. Destaca-se o aumento na taxa de acertos de afirmativas referentes ao perfil de pacientes a serem avaliados, a manifestações radiológicas e à investigação mínima recomendada. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A taxa de assimilação foi expressiva, sugerindo que a intervenção educacional realizada foi eficaz na ampliação do conhecimento dos participantes sobre a DPPT, podendo levar a um grande impacto no reconhecimento e no manejo dos pacientes com essa doença.

PALAVRAS-CHAVE: Doença pulmonar pós-tuberculose; Tuberculose; Educação médica; Atenção primária à saúde; Medicina de família e comunidade.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC.

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.