AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE MÉDICOS DE FAMÍLIA E COMUNIDADE SOBRE DOENÇA PULMONAR PÓS-TUBERCULOSE
INTRODUÇÃO: Anualmente, cerca de 10 milhões de casos de tuberculose (TB) são diagnosticados mundialmente, sendo que aproximadamente 1 milhão evoluem para óbito, resultando em 9 milhões de indivíduos que vivem com sequelas da doença. A Doença Pulmonar Pós-TB (DPPT) é definida como evidência de anormalidade respiratória crônica, com ou sem sintomas, atribuível, pelo menos em parte, à TB. Pacientes com DPPT apresentam alterações funcionais e estruturais, além de tosse, dispneia e redução da capacidade de exercício, gerando impacto na qualidade de vida. Esse estudo deseja avaliar o conhecimento de profissionais da Atenção Primária à Saúde sobre essa entidade. OBJETIVOS: Avaliar o conhecimento dos participantes sobre DPPT antes e após uma aula expositiva sobre o tema. MATERIAIS E MÉTODO: O estudo propôs a avaliação do conhecimento de professores e preceptores de Medicina de Família e Comunidade (MFCs) atuantes na PUCPR no segundo semestre de 2024 por meio da aplicação de um pré-teste, seguida de uma aula expositiva sobre o tema, depois de um pós-teste. Os testes apresentavam as mesmas questões, e foram realizados de modo on-line. A pesquisa foi aprovada pelo CEP sob parecer 78908624.9.0000.0020. RESULTADOS: Foram recrutados 12 participantes, dos quais 9 responderam o pré-teste e 8 o pós-teste. As respostas foram classificadas de maneira binária como corretas ou incorretas, e questões com múltiplas alternativas corretas foram desmembradas para análise individual, permitindo análise objetiva da taxa de acertos nos dois momentos da pesquisa. Foi identificada uma taxa de assimilação de 92,1%. Destaca-se o aumento na taxa de acertos de afirmativas referentes ao perfil de pacientes a serem avaliados, a manifestações radiológicas e à investigação mínima recomendada. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A taxa de assimilação foi expressiva, sugerindo que a intervenção educacional realizada foi eficaz na ampliação do conhecimento dos participantes sobre a DPPT, podendo levar a um grande impacto no reconhecimento e no manejo dos pacientes com essa doença.
PALAVRAS-CHAVE: Doença pulmonar pós-tuberculose; Tuberculose; Educação médica; Atenção primária à saúde; Medicina de família e comunidade.
Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.