O TRABALHO DAS ESCOLAS DO INSTITUTO DAS APÓSTOLAS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS NA CIDADE DE CURITIBA-PR
INTRODUÇÃO: A pesquisa aborda o trabalho pedagógico das escolas do Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, congregação religiosa feminina, na cidade de Curitiba-PR, a partir do ano de 1900, no Brasil. Evidenciamos a significativa contribuição das primeiras religiosas missionárias desta congregação na formação educacional, cultural e social do país, no atendimento aos colonos italianos no período em questão. As Irmãs Apóstolas assumiram papel de protagonismo no suporte pedagógico, espiritual e identitário de famílias de imigrantes italianos, com destaque para o bairro de Santa Felicidade, onde concentravam-se os principais grupos atendidos por sua missão. A presença das missionárias italianas na cidade de Curitiba fora fundamental para a consolidação da identidade social dos primeiros habitantes do bairro, isso por meio de seu trabalho com a educação. As religiosas atuavam como agentes de preservação e manutenção das tradições culturais dos grupos de italianos que viviam no Brasil, com base a escolarização de meninas. OBJETIVOS: 2.1 OBJETIVO GERALAnalisar o trabalho pedagógico escolar do Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus nos primeiros anos de fundação no Brasil e suas implicações na história da educação escolar na cidade de Curitiba-PR.2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS I. Apresentar o contexto histórico, social e cultural no qual o trabalho do IASCJ se desenvolveu nos primeiros anos de fundação na cidade de Curitiba;II. Analisar as contribuições pedagógicas trazidas pela proposta de ensino das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus no campo da educação escolar brasileira;III. Identificar os aspectos pedagógicos historicamente aplicados nas metodologias e estratégias de ensino do IASCJ;IV. Descrever de modo qualitativo e/ou quantitativo os resultados do trabalho institucional do IASCJ dos dez últimos anos. MATERIAIS E MÉTODO: Revisão da literatura e coleta de dados sobre o estudo da política nacional do final do século XIX e início do século XX, história da Congregação das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus e a história da educação no Brasil. RESULTADOS: A atuação do Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus contribuiu com as transformações sociais e educacionais que ocorreram na cidade de Curitiba, a partir dos anos de 1900. Houve impactos no processo de imigração, no que diz respeito à acolhida de novos moradores, no fortalecimento dos ideais religiosos católicos em busca da reconquista de seu espaço de influência na sociedade brasileira, bem como na adaptação territorial de grupos de imigrantes italianos que chegavam às nossas terras. Apesar da existência de escolas públicas dedicadas ao atendimento de imigrantes, o trabalho da escola das Irmãs Apóstolas se diferenciava no respeito às tradições e valores originalmente próprios dos grupos de italianos que se familiarizavam com o atendimento por elas prestado, sobretudo no que diz respeito a educação de mulheres. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A pesquisa demonstrou a relevância histórica, social e pedagógica dessa congregação para a formação da identidade cultural e educacional da região. A atuação das Apóstolas foi fundamental para a preservação do espírito italinità e acolhimento dos imigrantes italianos, especialmente diante da precariedade educacional encontrada na chegada delas e da transição política do Brasil, marcada pela laicização do ensino, separação entre Igreja e Estado e a consequente secularização da sociedade.
PALAVRAS-CHAVE: História da Educação; Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus; Imigração Italiana; História de Curitiba; Educação Cristã.
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