Logo PUCPR

ENSINO-APRENDIZAGEM DE INGLÊS NOCONTEXTO DA ESCOLA PÚBLICA ESTADUALPARANAENSE: A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVANOS MATERIAIS DIDÁTICOS DE TURMAS DO 9ºANO EM CURITIBA

WRUBLEWSCKI, Gabriela Araujo ¹; BERTOTTI, Gisele Rietow ²
Curso do(a) Estudante: Letras-Português-Inglês – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Letras – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Este relatório teve como objetivo analisar se os recursos oferecidos pela PlataformaInglês-Paraná para estudantes do 1º ano do Ensino Médio em Curitiba adotam aabordagem comunicativa no ensino da língua inglesa. OBJETIVOS: Partindo da concepção deabordagem comunicativa segundo Brown (2015), foram estabelecidos critérios queenvolvem aspectos como autonomia do aluno, contextualização das atividades emsituações reais, incentivo à criatividade, variedade de exercícios, integração dashabilidades linguísticas e oferta de estratégias de aprendizagem. MATERIAIS E MÉTODO: A análise qualitativafocou em uma unidade temática da plataforma, intitulada “Hobbies e interesses”,composta por atividades de vocabulário, gramática e expressões, incluindo tarefas deescuta e diálogos simulados. Os resultados indicam que a plataforma atendeparcialmente aos critérios de autonomia do aluno, contextualização e integração dehabilidades, ao permitir acesso em diferentes dispositivos, propor situações quesimulam o uso real da língua e oferecer tarefas de leitura e escuta. Contudo, a maioriadas atividades permanece mecânica, centrada em respostas pré-definidas, exercíciosde completar lacunas e organização de palavras, sem promover criatividade, reflexãocrítica ou variação adequada às necessidades individuais dos estudantes. Adiscussão aponta que, apesar de uma superficial aproximação da abordagemcomunicativa, o material evidencia características de métodos tradicionais, comênfase em estruturas linguísticas e memorização, o que pode restringir odesenvolvimento da competência comunicativa e a capacidade do estudante deutilizar a língua em contextos fora do ambiente escolar. RESULTADOS: O estudo ressalta ainda aimportância de investigações mais aprofundadas em unidades avançadas daplataforma e a necessidade de implementar práticas pedagógicas que valorizem aindividualidade dos estudantes, incentivem a criatividade e promovam umaprendizado significativo e centrado no uso efetivo da língua. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Dessa forma, destacase a relevância de recursos didáticos que estejam alinhados aos princípios daabordagem comunicativa para garantir uma aprendizagem mais eficaz econtextualizada da língua inglesa.

PALAVRAS-CHAVE: Abordagem comunicativa; Tecnologias educacionais; Ensinode língua inglesa; Plataforma Inglês-Paraná; Ensino público.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC.

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.