ENSINO-APRENDIZAGEM DE INGLÊS NOCONTEXTO DA ESCOLA PÚBLICA ESTADUALPARANAENSE: A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVANOS MATERIAIS DIDÁTICOS DE TURMAS DO 9ºANO EM CURITIBA
INTRODUÇÃO: Este relatório teve como objetivo analisar se os recursos oferecidos pela PlataformaInglês-Paraná para estudantes do 1º ano do Ensino Médio em Curitiba adotam aabordagem comunicativa no ensino da língua inglesa. OBJETIVOS: Partindo da concepção deabordagem comunicativa segundo Brown (2015), foram estabelecidos critérios queenvolvem aspectos como autonomia do aluno, contextualização das atividades emsituações reais, incentivo à criatividade, variedade de exercícios, integração dashabilidades linguísticas e oferta de estratégias de aprendizagem. MATERIAIS E MÉTODO: A análise qualitativafocou em uma unidade temática da plataforma, intitulada “Hobbies e interesses”,composta por atividades de vocabulário, gramática e expressões, incluindo tarefas deescuta e diálogos simulados. Os resultados indicam que a plataforma atendeparcialmente aos critérios de autonomia do aluno, contextualização e integração dehabilidades, ao permitir acesso em diferentes dispositivos, propor situações quesimulam o uso real da língua e oferecer tarefas de leitura e escuta. Contudo, a maioriadas atividades permanece mecânica, centrada em respostas pré-definidas, exercíciosde completar lacunas e organização de palavras, sem promover criatividade, reflexãocrítica ou variação adequada às necessidades individuais dos estudantes. Adiscussão aponta que, apesar de uma superficial aproximação da abordagemcomunicativa, o material evidencia características de métodos tradicionais, comênfase em estruturas linguísticas e memorização, o que pode restringir odesenvolvimento da competência comunicativa e a capacidade do estudante deutilizar a língua em contextos fora do ambiente escolar. RESULTADOS: O estudo ressalta ainda aimportância de investigações mais aprofundadas em unidades avançadas daplataforma e a necessidade de implementar práticas pedagógicas que valorizem aindividualidade dos estudantes, incentivem a criatividade e promovam umaprendizado significativo e centrado no uso efetivo da língua. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Dessa forma, destacase a relevância de recursos didáticos que estejam alinhados aos princípios daabordagem comunicativa para garantir uma aprendizagem mais eficaz econtextualizada da língua inglesa.
PALAVRAS-CHAVE: Abordagem comunicativa; Tecnologias educacionais; Ensinode língua inglesa; Plataforma Inglês-Paraná; Ensino público.
Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.