PREVALÊNCIA DE SOFRIMENTO MENTAL EM ESTUDANTES DA ÁREA DA SAÚDE DE UMA UNIVERSIDADE NO PARANÁ
INTRODUÇÃO: Saúde mental é uma temática que tem obtido maior destaque nos últimos anos, devido a sua relevância e impacto no cotidiano da população da sociedade contemporânea. Sua importância se destaca, sobretudo, entre os acadêmicos da área da saúde, uma vez que nota-se uma prevalência de sofrimento mental entre esses estudantes, devido a uma rotina intensa e fatores de estresse, como pressão por desempenho, carga horária extensa e o contato precoce com o sofrimento de terceiros. OBJETIVOS: Avaliar a prevalência de sofrimento mental em estudantes matriculados nos cursos da área de saúde em uma Universidade de natureza jurídica privada no Paraná. MATERIAIS E MÉTODO: Trata-se de um estudo quantitativo, de delineamento transversal, que utilizou dois instrumentos para coleta de dados: um questionário sociodemográfico e o Self Reporting Questionnaire (SRQ-20), validado para rastreamento de transtornos mentais comuns. A amostra foi composta por estudantes voluntários matriculados em cursos da saúde e ciências da vida, e os dados foram analisados no software SPSS, utilizando testes estatísticos como Mann-Whitney, Kruskal-Wallis e Qui-Quadrado, com nível de significância de 5%. RESULTADOS: 186 estudantes participaram, 140 (75,7%) do sexo feminino e 46 (24,7%) do sexo masculino. O escore médio geral no SRQ-20 foi de 9,7 4,89. Houve diferença estatisticamente significante entre os sexos, com escore médio geral mais elevado entre estudantes mulheres (8.7 4,1, p = 0.026). 131 (70,4%) dos participantes apresentaram escores compatíveis com transtorno mental comum (≥ 7 pontos), sendo 104 (55.9%) entre as mulheres (p = 0.044). O curso de Psicologia apresentou a maior porcentagem de sofrimento mental (81,8%). CONSIDERAÇÕES FINAIS: Alta prevalência de sofrimento mental em estudantes da área as saúde, especialmente entre estudantes do sexo feminino e do curso de Psicologia. Dessa forma, nota-se a importância da identificação precoce de transtornos mentais comuns nesse grupo, a fim de reduzir o impacto do sofrimento mental tanto na vida pessoal quanto profissional desses futuros profissionais.
PALAVRAS-CHAVE: Saúde mental; Estudantes universitários; Transtornos mental; Ensino superior.
Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.