MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA DOS EGRESSOS DO MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO DE COOPERATIVAS
INTRODUÇÃO: Diante da expansão do cooperativismo no Brasil, o Mestrado Profissional em Gestão de Cooperativas (PPGCOOP) da PUCPR visa qualificar gestores. No entanto, a falta de um acompanhamento estruturado dos egressos impede a avaliação do real impacto do programa. Esta pesquisa buscou preencher essa lacuna ao mapear a produção acadêmica dos ex-alunos para compreender o perfil da contribuição científica do curso, identificar tendências e lacunas de conhecimento. OBJETIVOS: OBJETIVO GERAL O objetivo geral da pesquisa é mapear a produção acadêmica dos egressos do PPGCOOP. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Os objetivos específicos do projeto são: i. relacionar a produção acadêmica dos egressos do PPGCOOP; ii. identificar padrões nos levantamentos com o uso de técnicas de pesquisa; iii. aprofundar os padrões com uma análise temática. MATERIAIS E MÉTODO: Esta pesquisa , de abordagem qualitativa e descritiva, utilizou a análise documental. A amostra incluiu 96 egressos que iniciaram o curso entre 2014 e 2019. Os dados sobre a produção científica e trajetória profissional foram coletados na Plataforma Lattes, e posteriormente organizados em tabelas para análise. RESULTADOS: A análise indicou um baixo engajamento acadêmico, com 90,6% dos egressos tendo perfis inexistentes ou desatualizados na Plataforma Lattes, o que sugere que o mestrado atua como um grau terminal para a maioria. A produção científica pós-dissertação, somando 58 trabalhos, concentra-se em um pequeno grupo de 9 egressos, com uma grande predominância de artigos em periódicos (76%). O achado mais significativo foi a disparidade de gênero: embora o número de publicadores homens e mulheres seja parecido, as egressas foram responsáveis por um volume (44 contra 14 trabalhos) e uma diversidade (sendo as únicas a publicarem livros e capítulos) de publicações muito superior. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O estudo atingiu seus objetivos, mostrando que o cenário da produção científica dos egressos é de contrastes. É marcado por uma expressiva descontinuidade da trajetória acadêmica para a maioria e, ao mesmo tempo, por uma produção científica resiliente e focada em um pequeno grupo. Dentro desse núcleo, as dinâmicas de gênero desafiam generalizações e abrem novos caminhos para futuras investigações sobre o impacto dos mestrados profissionais no Brasil.
PALAVRAS-CHAVE: Egressos; Produção Científica; Cooperativismo; Mestrado Profissional; Análise de Gênero.
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