Logo PUCPR

IMUNOEXPRESSÃO DO NANOG EM CARCINOMA DE CÉLULAS ESCAMOSAS DE BOCA DE ACORDO COM BUDDING TUMORAL

SANTOS, Thais Caroline dos ¹; PEREIRA, Aldini Beuting ³; MICHELS, Arieli Carini ³; MICHELS, Arieli Carini ³; RACHED, Rodrigo Nunes ³; RACHED, Rodrigo Nunes ³; NAGASHIMA, Seigo ³; NAGASHIMA, Seigo ³; MARTINS, Ana Paula Camargo ³; MARTINS, Ana Paula Camargo ³; IOSHII, Sergio Ossamu ³; IOSHII, Sergio Ossamu ³; SHEIFER, Suelen Teixeira Luiz ³; SHEIFER, Suelen Teixeira Luiz ³; JOHANN, Aline Cristina Batista Rodrigues ²
Curso do(a) Estudante: Odontologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Odontologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O Carcinoma de Células Escamosas de Boca (CCEB) é uma das neoplasias malignas mais incidentes da cavidade oral. O NANOG é um marcador de células-tronco tumorais, associado à pluripotência, autorrenovação e potencial de progressão tumoral. O budding tumoral é definido como a presença de células tumorais isoladas ou em pequenos grupos na região de invasão do estroma tumoral, sendo reconhecido como marcador prognóstico por refletir maior potencial invasivo e agressividade do tumor. OBJETIVOS: O objetivo é verificar a imunoexpressão do NANOG em CCEB classificados em alto e baixo budding comparados com hiperplasia fibrosa inflamatória. MATERIAIS E MÉTODO: Estudo retrospectivo observacional realizado com 72 casos provenientes da PUCPR e do Hospital Erasto Gaertner, sendo 35 casos de CCEB classificados quanto ao grau de budding tumoral (20 de alta intensidade e 15 de baixa intensidade) e 37 casos controle. Foi realizada imunoistoquímica com o anticorpo anti-NANOG (1:50, Abcam). Em regiões de “hot spot”, foram analisadas 1000 células epiteliais por campo, obtendo-se a porcentagem de células positivas. Os dados foram analisados com o teste de Kruskal-Wallis seguido de comparações pairwise com significância de 5%. RESULTADOS: ssão de NANOG foi significativamente maior no grupo de alto budding (mediana 2,04%) em comparação ao grupo hiperplasia (0%, p=0,001). Não houve diferença entre o grupo de baixo budding (0%) e o grupo hiperplasia (p=0,084) e nem do CCEB de alto e baixo budding (p= 0,220). CONSIDERAÇÕES FINAIS: A maior imunoexpressão de NANOG no CCEB com alto grau de budding tumoral em relação ao grupo hiperplasia, indica sua possível associação com maior agressividade da lesão e pior prognóstico.

PALAVRAS-CHAVE: NANOG; Carcinoma de células escamosas; Boca.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa da Fundação Araucária e da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, no programa PIBIC.

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.