Logo PUCPR

A TEOLOGIA NO BRASIL NA VOZ DAS MULHERES

BARBOSA, Maria Myrian Schnekenberg Daemon ¹; CANDIOTTO, Jaci de Fatima Souza ²
Curso do(a) Estudante: Bacharelado em Teologia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Teologia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A crescente demanda das mulheres por reconhecimento social, também presente no universo da Igreja e da Teologia, tem encontrado eco nas manifestações do Papa Francisco, que enaltece o protagonismo feminino em uma “Igreja em saída”. Esta etapa da pesquisa volta-se ao contexto teológico brasileiro, com foco na participação de mulheres na docência e na produção teológica nas Instituições Católicas de Ensino Superior OBJETIVOS: Investigar o protagonismo das mulheres na docência e produção teológica em três Instituições Católicas, Universidade Católica de Goiás, Universidade Católica de Pernambuco e Faculdade Católica de Santa Catarina, a partir da identificação de docentes mulheres, de suas formações acadêmicas e das possíveis interfaces de suas produções com os discursos do Papa Francisco sobre o papel da mulher na Igreja MATERIAIS E MÉTODO: O procedimento metodológico consistiu na pesquisa exploratória bibliográfica e documental, por meio de artigos, livros e documentos oficiais relacionados com os escritos de Francisco e uma pesquisa quantitativa realizada junto ao corpo docente de instituições de ensino de nível superior, previamente determinadas, para verificar a participação das mulheres no curso de Teologia e sua produção teológica. RESULTADOS: A análise dos dados revelou a predominância de docentes homens nos cursos de Teologia nas instituições pesquisadas. Foram identificadas apenas quatro professoras em atividade, das quais somente duas possuem formação específica em Teologia. Tal constatação, embora esperada diante do histórico de exclusão feminina nos espaços teológicos, reforça a persistência de desigualdades estruturais no campo acadêmico religioso. Além disso, observou-se que, mesmo entre as docentes identificadas, há pouca produção teológica voltada à temática do protagonismo feminino ou em diálogo com os discursos do Papa Francisco, evidenciando a necessidade de ampliar tanto a representatividade quanto os eixos temáticos abordados por mulheres na produção acadêmica em Teologia CONSIDERAÇÕES FINAIS: Apesar dos avanços teóricos e do reconhecimento do Papa Francisco, a presença feminina na docência teológica ainda é incipiente, ainda há muitos desafios que limitam o protagonismo das mulheres na Igreja e na Teologia. Isso revela desafios históricos e estruturais. Há um longo caminho a ser trilhado. É preciso que empenho de mulheres, mas sobretudo dos homens, sejam ordenados ou leigos, para que engajem na acolhida das teólogas no espaço acadêmico da teologia. As teólogas brasileiras devem fortalecer a rede de atuação, que continue sendo consistente e atuante para aprofundar estudos, denunciar preconceitos em instituições de ensino, divulgar as faculdades de Teologia e estimular o ingresso de outras mulheres em seus bancos.

PALAVRAS-CHAVE: Mulheres; Papa Francisco; Teologia; Feminismo.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa da Fundação Araucária e da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, no programa PIBIC.

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.