Logo PUCPR

A UTILIZAÇÃO DO SISTEMA MULTIPORTAS PARA A SOLUÇÃO DOS CONFLITOS EM REGISTRO DE MARCAS: ANÁLISE JURISPRUDENCIAL E DOUTRINÁRIA

COSTA, Yasmin Marcari da ¹; TERRA, Claudine Aparecido ²
Curso do(a) Estudante: Direito – Câmpus Londrina –
Curso do(a) Orientador(a): Direito – Câmpus Londrina

INTRODUÇÃO: O presente trabalho aborda importantes aspectos do sistema multiportas, em especial arbitragem e mediação, como uma das alternativas viáveis para solucionar conflitos relacionados ao registro de marcas, em decorrência da morosidade judicial, métodos alternativos podem se mostrar mais rápidos e eficazes, contribuindo para a segurança jurídica e eficiência no direito empresarial. OBJETIVOS: investigar a funcionalidade e a efetividade do sistema multiportas nos conflitos de propriedade intelectual, com ênfase no registro de marcas, compreender como instaurar e aumentar sua utilização no cotidiano jurídico empresarial e analisar as jurisprudências disponíveis sobre o tema. MATERIAIS E MÉTODO: foi realizado revisão bibliográfica, por meio de plataformas como o Google Scholar e Scielo, além de análise de legislações e de dados sobre o sistema multiportas e a judicialização de processos no Brasil, além da busca de entendimentos jurisprudenciais, foi utilizado o método hipotético-dedutivo, com discussão teórica sobre a temática envolvida. RESULTADOS: A análise evidenciou que o sistema multiportas ainda é pouco explorado no brasil para as demandas de registro de marcas, apesar de já existir normas consolidadas e estudos doutrinários. Além disso, verificou-se que as soluções alternativas de conflitos oferecem mais agilidade e flexibilidade para solucionar os litígios. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O sistema multiportas representa uma alternativa eficaz para solução de litígios relacionados a propriedade intelectual, pois demonstra-se mais ágil e permite maior diálogo e agilidade entre as partes, facilitando para que cheguem em um acordo, entretanto, para ampliar a sua utilização faz-se necessário sua divulgação, aperfeiçoamento e a promoção no poder judiciário para que integre-se com os métodos utilizados na justiça tradicional.

PALAVRAS-CHAVE: Sistema Multiportas; Registro de Marcas; Conciliação; Arbitragem; Propriedade Industrial.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC.

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.