Logo PUCPR

GESTÃO E COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTO ENTRE ESTUDANTES DE UM ATELIÊ DE SOFTWARE

COSTA, Pedro Henrique Zakrzevski ¹; MALUCELLI, Andreia ³; BINDER, Fabio Vinicius ³; BINDER, Fabio Vinicius ³; REINEHR, Sheila dos Santos ²
Curso do(a) Estudante: Engenharia de Software – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Engenharia de Software – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A gestão do conhecimento envolve práticas que ajudam a transformar informações em aprendizados que podem ser utilizados por outras pessoas, contribuindo para o desenvolvimento coletivo. Em ambientes educacionais que unem criatividade, tecnologia e trabalho em equipe, como os ateliês de software, esse processo pode ser desafiador e ao mesmo tempo muito rico em possibilidades. Este é o caso da Apple Developer Academy, um curso de extensão com duração de dois anos, resultado de uma parceria entre a PUCPR e Apple, que visa formar desenvolvedores de aplicativos para dispositivos móveis. Esse curso funciona no formato de um ateliê de software cuja base é o uso do método de aprendizagem Chalenge Based Learning (CBL) que estimula o aprendizado por meio de desafios. Compreender como funciona a gestão do conhecimento nestes ambientes pode contribuir para a melhoria dos processos de ensino-aprendizagem. OBJETIVOS: Compreender como ocorre a gestão e o compartilhamento de conhecimento no processo de aprendizagem dos estudantes de um ateliê de software. MATERIAIS E MÉTODO: Devido às características da pesquisa, o método selecionado foi o estudo de caso, que permite estudar de forma aprofundada fenômenos contemporâneos. Optou-se por realizar a coleta de dados por meio de uma oficina utilizando Lego® como metáfora para construir a representação da gestão do conhecimento, sob a ótica dos mentores da Academy. Os dados coletados a partir das construções individuais e coletivas foram transcritos e analisados com o apoio da ferramenta Atlas.ti. RESULTADOS: Os participantes relataram como o conhecimento circula dentro da Academy em diversos ambientes, como o campfire, labs e até mesmo a copa. Foi possível perceber que os estudantes aprendem muito com a troca de experiências diárias, tanto técnicas quanto comportamentais. Também foi identificado o uso de ferramentas como o Notion para registrar, organizar e reutilizar aprendizados. Esses dados foram analisados com base no modelo SECI, que mostra como o conhecimento pode ser socializado, externalizado, combinado e internalizado. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os resultados mostram que a gestão do conhecimento acontece de forma orgânica, por meio da colaboração entre os membros da equipe e da cultura da Academy. Os achados são importantes para entender como ambientes como esse podem ajudar na formação de futuros profissionais de tecnologia.

PALAVRAS-CHAVE: Gestão do conhecimento; CBL; Ateliê de software; Modelo SECI; Apple Developer Academy.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC.

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.