Logo PUCPR

DIÁLOGOS SOBRE A ATUAÇÃO MOBILIZADORA DO TEATRO UNIVESITÁRIO BRASILEIRO NOS ANOS 1960

FERREIRA, Maria Luiza Fernandes Mello ¹; PEGINI, Claudia Bellanda ²
Curso do(a) Estudante: Psicologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Teologia – Câmpus Londrina

INTRODUÇÃO: Nos anos 1960, o Brasil enfrentou um contexto político conturbado, marcado pela crescente censura às manifestações artísticas e culturais. OBJETIVOS: Diante desse cenário, estudantes universitários engajados, junto a membros da classe artística, mobilizam-se por meio de diferentes linguagens, inclusive a do teatro, foco do presente estudo. A urgência que esta temática possui se relaciona com o fato de que, apesar de se tratar de uma história recente e valiosa para a memória do país, há um fluxo reduzido de estudos. MATERIAIS E MÉTODO: A partir da pesquisa bibliográfica, da construção de fichamentos, da síntese de dados e da elaboração de um roteiro de aprendizagem a partir de perguntas norteadoras, consolidamos esse relatório, o qual visa, para além de apenas organizar dados, analisá-los à luz do materialismo dialético. RESULTADOS: Para tanto, foi preciso retomar conceitos fundamentais do teatro épico de Bertold Brecht e suas influências no país, o que se relaciona com a produção de Augusto Boal e sua participação ativa no período; mapear os principais grupos de teatro da década e identificar obras relevantes para análise. A partir desse percurso, duas montagens do musical Arena Conta Zumbi configuraram-se como material para um estudo comparativo: a estreia, em 1965, no Teatro de Arena (SP) e a montagem do TUI (Teatro Universitário Independente) de Santa Maria (RS), lançada em 1968. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Essa comparação evidencia a abertura formal que uma peça oferece aos artistas, pois um mesmo roteiro resultou em montagens com características próprias, uma renovação coerente com a perspectiva de Brecht. Identifica, ainda, a presença do teatro político entre jovens universitários do sul do país, os quais fizeram as canções e palavras da peça sobre Zumbi ecoarem no fim da década de 1960.

PALAVRAS-CHAVE: Teatro Universitário; Arena conta Zumbi; Teatro de Arena; Teatro Universitário Independente; Ditadura civil-militar.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa da Fundação Araucária e da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, no programa PIBIC.

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.