Logo PUCPR

TÉCNICAS LABORATORIAIS BÁSICAS DE ANÁLISES CLÍNICAS

PAMPUCHE, Vitoria Geovana ¹; SCOTO, Carolina Vujanski ³; MUZZI, Mateus Southier ³; MUZZI, Mateus Southier ³; DOS SANTOS, Yasmin Cristina Otto ³; DOS SANTOS, Yasmin Cristina Otto ³; ROCHA, Rita Maria Venancio Mangrich ²
Colégio do(a) estudante: Colégio Estadual Presidente Abraham Lincoln
Supervisor(a): Fernanda de Almeida Carvalho
Curso do(a) Orientador(a): Medicina Veterinária – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: No Laboratório de Análises Clínicas da Clínica Veterinária Escola (CVE) da PUCPR, os exames de sangue, urina e fezes fazem parte da rotina, auxiliando no diagnóstico clínico-laboratorial e no monitoramento de tratamentos em animais. Esses exames permitem identificar doenças, acompanhar a evolução do quadro clínico e avaliar a resposta aos tratamentos. Além de serem essenciais para o atendimento dos pacientes, são utilizados em projetos de pesquisa e contribuem para o treinamento de estudantes, promovendo o desenvolvimento de habilidades práticas e aprofundando os conhecimentos na área de análises clínicas veterinárias. OBJETIVOS: O objetivo deste projeto foi aprender e praticar na prática as técnicas de laboratório que são usadas em análises clínicas de animais. Também foi importante entender como são feitos os procedimentos no laboratório, aprender a coletar sangue, urina e fezes do jeito correto, acompanhar os exames feitos no dia a dia, ver como o laboratório cuida das amostras e dos prazos, além de aprender a pesquisar em sites científicos e melhorar a escrita de textos. MATERIAIS E MÉTODO: As atividades ocorreram no laboratório de Análises Clínicas da Clínica Veterinária Escola (CVE) da PUCPR, campus Curitiba, de setembro de 2024 a julho de 2025, com frequência semanal. Foram utilizadas amostras de casos atendidos nos serviços de clínica médica e cirúrgica. Foram acompanhadas e realizadas práticas como centrifugação de amostras de sangue, hemograma completo, esfregaço sanguíneo, urinálise e exame coproparasitológico. Para essas atividades, utilizaram-se centrífuga, microscópio e refratômetro, sempre seguindo normas de biossegurança. RESULTADOS: Durante o treinamento, foram aplicadas técnicas laboratoriais básicas que auxiliaram na avaliação da saúde dos pacientes. A centrifugação possibilitou separar os componentes do sangue, enquanto o hemograma permitiu avaliar o estado geral dos animais. O esfregaço sanguíneo possibilitou a observação de células no microscópio. O refratômetro foi usado para medir a densidade, e a urinálise permitiu a análise física e microscópica da urina. O exame coproparasitológico foi importante para identificar parasitas intestinais e auxiliar nos tratamentos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Este projeto foi muito importante para aprender na prática como fazer técnicas de laboratório, além de ajudar a entender melhor a parte teórica. As análises clínicas mostraram ser essenciais para acompanhar a saúde dos animais, e o laboratório foi importante como apoio para o diagnóstico e também para o aprendizado dos estudantes de medicina veterinária.

PALAVRAS-CHAVE: Análise clínicas veterinárias; Hemograma; Urinálise; Técnicas laboratoriais; Diagnóstico veterinário.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC Jr.

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.