Logo PUCPR

COMPILAÇÃO DE DADOS E ELABORAÇÃO DE GRÁFICOS DE RESULTADOS DE PESQUISA CIENTÍFICA EM PLANILHA DE EXCEL

MARCELINO, Thayssa Heinz ¹; MENTZ, Gabriela Allana ³; LIMA, Vanessa Yuri de ³; LIMA, Vanessa Yuri de ³; LIMA, Vanessa Yuri de ²; SILVA, Camila Bizarro da ²
Colégio do(a) estudante: Colégio Agrícola Estadual de Toledo (CAET)
Supervisor(a): Maikon Douglas de Oliveira
Curso do(a) Orientador(a): Medicina Veterinária – Câmpus Toledo

INTRODUÇÃO: A cadeia produtiva da carne suína desempenha papel estratégico no agronegócio mundial. No ano de 2020, o Paraná ficou em terceiro maior estado produtor de carne suína no Brasil. Homens possuem maior representatividade nesse campo, porém mulheres sempre participaram desse meio e buscam conquistar lugar no setor do agronegócio se posicionando com mais firmeza, buscando reconhecimento, autonomia e participação efetiva nas diversas atividades do meio rural. OBJETIVOS: O objetivo deste trabalho é analisar e compilar os resultados de um formulário via Google Forms. MATERIAIS E MÉTODO: A metodologia consistiu na aplicação de um questionário estruturado, de caráter quantitativo e qualitativo, disponibilizado via Google Forms. O formulário foi distribuído, no período de dezembro de 2024 a março de 2025, entre mulheres atuantes no setor agropecuário, contemplando questões relacionadas à formação profissional, tipo de atividade desempenhada, estrutura das propriedades, participação na gestão, percepção de valorização no mercado e desafios enfrentados. Os dados foram organizados em planilhas eletrônicas e analisados de forma descritiva, com a elaboração de gráficos para melhor visualização dos resultados. RESULTADOS: A pesquisa realizada obteve 39 respostas. As mulheres participam em 59% na área da pecuária e 41% na agricultura, muitas delas possuem formação específicas sendo Médicas Veterinárias ou Técnicas Agropecuária. A maioria dessas mulheres não possuem filhos. 67% das propriedades têm mecanização básica, 28% altamente mecanizadas e 5% sem mecanização. Apesar do aumento na participação feminina no agro, ainda são percebidos desafios como a desigualdade de gênero, a falta de reconhecimento e a sobrecarga de trabalho. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se que, embora o cenário esteja em processo de mudança, ainda são evidentes casos de preconceito e discriminação de gênero no setor agropecuário. No entanto, as mulheres vêm se fortalecendo por meio da busca por formação profissional, capacitação técnica e participação ativa nas decisões e no gerenciamento das propriedades. Essa transformação contribui para um agronegócio mais inclusivo, dinâmico e representativo, onde o papel feminino tem ganhado visibilidade e valorização progressiva.

PALAVRAS-CHAVE: Mulheres no Agronegócio; Pecuária; Suinocultura; Discriminação; Valorização das Mulheres.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC Jr.

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.