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METAVERSO: UMA ANÁLISE DO USO E DAS IMPLICAÇÕES DE AMBIENTES VIRTUAIS NA DETERMINAÇÃO DO COMPORTAMENTO HUMANO

NASCIMENTO, Rafael Fernandes Arcoverde ¹; GARCIA, Marcos Roberto ²
Curso do(a) Estudante: Psicologia – Câmpus Londrina –
Curso do(a) Orientador(a): Psicologia – Câmpus Londrina

INTRODUÇÃO: A introdução de tecnologias no âmbito da educação tem um grande potencial de transformar o processo de ensino e aprendizagem, já que podem ser utilizadas como uma ferramenta para modular comportamentos e contribuir com processo de ensino e aprendizagem OBJETIVOS: a presente pesquisa busca analisar quais são os impactos e implicações desse emprego, e como ele pode ser feito de uma maneira efetiva. MATERIAIS E MÉTODO: Os resultados foram obtidos a partir de uma revisão bibliográfica, e interpretados através do PICT (procedimento de interpretação conceitual de texto). RESULTADOS: Tecnologias de realidade virtual, inteligência artificial e AVA’s devem ser introduzidas de forma criteriosa e condizente com o contexto social dos alunos, assim como suas particularidades. Além disso, professores devem utilizá-las sob a perspectiva de diversas teorias de aprendizagem, além de ter conhecimentos sobre informática e programação. No campo da psicologia, dados mostraram que conhecimentos sobre programação por parte do analista do comportamento, também podem ser úteis para fomentar pesquisas acerca de novas aplicações tecnológicas da análise do comportamento. Resultados promissores foram encontrados sobre a utilização de equipamentos de realidade virtual para crianças com TEA para o desenvolvimento de habilidades sociais e de raciocínio lógico. Instituições de ensino, devem adotar posturas éticas rigorosas diante de dados coletados nos AVA’s, adotando políticas de proteção de dados. CONSIDERAÇÕES FINAIS: é dever ético de professores utilizarem essas tecnologias de forma criteriosa, com avaliação de resultados e não fazer seu uso descontextualizado com o ambiente em questão. Recursos tecnológicos se mostram relevantes para a modificação do comportamento humano em diversas áreas. Portanto, o conhecimento desse tipo de tecnologia por parte de analistas do comportamento se torna essencial para o aprimoramento de práticas educacionais.

PALAVRAS-CHAVE: Educação; Ambientes virtuais; Ética; Inteligência artificial 5. Análise do comportamento.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC.

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