ADAPTAÇÃO DO PROFISSIONAL DE MARKETING NA ERA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: ESTRATÉGIAS E DESAFIOS
INTRODUÇÃO: Com o crescimento das discussões e adoção da IA e decorrentes benefícios apontados no desenvolvimento e execução de estratégias, observa-se que ainda é necessário um olhar acurado para este processo, pois a adoção de novas tecnologias não acontece sem dificuldades, além de envolver investimentos robustos e que devem gerar resultados para o negócio. Este contexto envolve a compreensão do processo e onde aplicar a IA, assim como novos conhecimentos (VERMA et al, 2020; BASHA, 2023). Portanto, o presente estudo é norteado pelo seguinte problema de pesquisa: Quais os impactos da adoção de inteligência artificial nas habilidades, funções e formação dos profissionais de marketing? O problema apresentado tem implicações tanto para a sociedade quanto para o campo do marketing, poderá trazer informações para temas educacionais de futuros profissionais de marketing. OBJETIVOS: Objetivo Geral: Compreender como a adoção da inteligência artificial impacta nas habilidades, funções e formação dos profissionais de marketing.Objetivos específicos 1. Identificar quais as ferramentas de inteligência artificial que estão presentes nas atividades de marketing. 2. Descrever o processo de adoção de ferramentas de inteligência artificial. 3. Identificar quais novas habilidades e conhecimentos que são necessários para um profissional de marketing trabalhar com tecnologias baseadas em IA. MATERIAIS E MÉTODO: Em relação aos procedimentos metodológicos, o estudo desenvolvido pode ser caracterizado como de natureza qualitativa, do tipo exploratório. Optou-se pelo método de estudo de caso em uma empresa especializada em marketing. O método de análise foi a análise de conteúdo. A análise dos dados seguiu metodologia de Bardin (2021), organizada em três fases principais: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados com inferência e interpretação. Esta metodologia foi escolhida por sua adequação à natureza qualitativa dos dados coletados e por sua capacidade de revelar tanto conteúdos manifestos quanto latentes nos discursos dos entrevistados. RESULTADOS: Os resultados evidenciam a complexidade dos processos de transformação tecnológica no marketing. No que tange a ferramentas utilizadas, verificou-se que ferramentas generativas são as principais adotadas, em especial, o ChatGPT. O processo de implementação enfrenta resistências e a liderança e evangelizadores fazem o caminho mais fluido. Dentre as habilidades para os profissionais de marketing que são mais necessárias nesse momento em que ferramentas de IA são implementadas, surgiu o pensamento crítico, necessidades de desenvolvimento de competências híbridas, ou seja, conhecimentos e habilidades tradicionais do marketing e compreensão da utilização e funcionamento de ferramentas de IA. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Esta pesquisa buscou compreender como a adoção da inteligência artificial impacta nas habilidades, funções e formação dos profissionais de marketing. O estudo caracterizou-se como um estudo de caso desenvolvido em empresa brasileira especializada em comunicação e marketing. O estudo ofereceu compreensão muito além do nível do profissional de marketing, mas mostrou que as transformações em curso no setor, revelando que a integração da inteligência artificial transcende aspectos técnicos para envolver dimensões organizacionais, culturais e humanas fundamentais.
PALAVRAS-CHAVE: Inteligência Artificial; Marketing Digital; Transformação Digital; .
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