Logo PUCPR

A RELAÇÃO ENTRE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E ANÁLISE DO COMPORTAMENTO: INVESTIGAÇÃO DOS IMPACTOS E POSSÍVEIS APLICAÇÕES NA ÁREA

ALVES, Janaina do Nascimento ¹; GARCIA, Marcos Roberto ²
Curso do(a) Estudante: Psicologia – Câmpus Londrina –
Curso do(a) Orientador(a): Psicologia – Câmpus Londrina

INTRODUÇÃO: Nos últimos anos, a Inteligência Artificial (IA) tem impactado significativamente o comportamento humano e a atuação de analistas do comportamento. Com base nos princípios da Análise do Comportamento, é possível compreender como as tecnologias digitais funcionam como reforçadores e influenciam hábitos. A IA também desafia os Sistemas Sociotécnicos, ao assumir decisões autônomas com possíveis implicações éticas. Pesquisas demonstram que comportamentos complexos podem ser explicados sem recorrer ao cognitivismo. A Psicologia, como ciência da saúde mental, deve refletir sobre o uso ético da IA, especialmente na psicoterapia, visando garantir práticas seguras e cientificamente fundamentadas. OBJETIVOS: Esta pesquisa tem como objetivo analisar de que maneira a Inteligência Artificial (IA) tem influenciado o comportamento humano e as práticas da Análise do Comportamento. Os objetivos específicos incluem: investigar como tecnologias e IAs vêm sendo incorporadas à prática analítico-comportamental na última década; analisar os impactos dessa interação, destacando efeitos positivos e negativos sob a perspectiva da Psicologia; e explorar as implicações éticas e práticas dessa integração. A proposta busca refletir criticamente sobre os desafios emergentes e as possibilidades de atuação do analista do comportamento frente ao avanço tecnológico e à presença crescente da IA na sociedade. MATERIAIS E MÉTODO: A revisão bibliográfica sistemática seguiu o protocolo PRISMA e a análise de conteúdo dos artigos selecionados foi conduzida segundo a metodologia de Bardin. RESULTADOS: Os resultados indicam que a IA tem sido utilizada para aprimorar a coleta e interpretação de dados comportamentais, principalmente em pesquisas com modelos animais, ao mesmo tempo em que traz desafios éticos significativos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se que a integração da IA na Análise do Comportamento demanda uma formação profissional que vá além do uso técnico, incluindo uma postura crítica e ética diante das novas tecnologias, para garantir o avanço seguro e responsável da área.

PALAVRAS-CHAVE: Inteligência Artificial; Análise do Comportamento; Formação Profissional; .

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC.

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.