COMPLEXOS CULTURAIS E PRÁTICAS DE INTOLERÂNCIA RELIGIOSA CONTRA RELIGIÕES DE MATRIZ AFRO-BRASILEIRA
INTRODUÇÃO: A intolerância religiosa se constitui a partir de uma complexa dinâmica de relações de poder onde um grupo afirma tolerar modos de existência diferentes do seu, mas, por meio de diferentes modos, segue tentando apagar estes grupos considerados inferiores por sua diferença de crenças. A intolerância religiosa no Brasil ocorre majoritariamente contra praticantes de religiões de matriz afro-brasileira, se expressando muito mais como uma prática racista do que intolerante, o que pode ser compreendido a partir do entendimento do complexo cultural do colonialismo, sob o olhar da Psicologia Analítica. OBJETIVOS: Compreender os complexos culturais presentes nas práticas de intolerância religiosa contra religiões de matriz afro-brasileiras a partir de notícias que exponham casos de intolerância religiosa no Brasil MATERIAIS E MÉTODO: Pesquisa bibliográfica no formato de revisão integrativa de literatura sobre complexos culturais, inconsciente cultural, psicologia analítica, esquizoanálise, sociologia e história do Brasil. Pesquisa de notícias sobre casos de intolerância religiosa contra religiões de matriz afro-brasileira e dados estatísticos sobre o número de casos no Brasil. RESULTADOS: Os complexos culturais, estruturados a partir de vivências coletivas traumáticas de um povo, atuam inconscientemente moldando relações, crenças e emoções de indivíduos dentro de uma sociedade. O alto número de casos de intolerância religiosa contra religiões de matriz afro-brasileira, assim como quem compõem a maioria do perfil de agressores, expõem a perseguição contra manifestações culturais e a expressão de identidades de uma parcela populacional muito específica, uma prática de apagamento relacionada ao projeto colonial e sua missão de instituir a religião cristã como dogma na sociedade brasileira, não permitindo espaço para outras formas de vivências religiosas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A sociedade brasileira se formou a partir de vivências coloniais e escravocratas, dois complexos culturais surgem destes eventos traumáticos e atualmente atuam fortemente na organização e formação do imaginário social do Brasil. As religiões afro-brasileiras e seus praticantes sofrem com a herança do colonialismo e da escravidão ao serem vítimas de racismo religioso justificado a partir da necessidade de livrá-los do mal e convertê-los ao cristianismo, religião e parte da missão do projeto colonial
PALAVRAS-CHAVE: Intolerância Religiosa; Racismo Religioso; Religiões de Matriz Afro-Brasileira; Colonialismo; Complexos Culturais.
Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.