Logo PUCPR

A IMAGEM DO SER HUMANO E DE DEUS NO SALMO 113

MOURA, Guilherme Monteiro de ¹; SILVEIRA, Rogerio Goldoni ²
Curso do(a) Estudante: Teologia – Câmpus Londrina –
Curso do(a) Orientador(a): Teologia – Câmpus Londrina

INTRODUÇÃO: A presente pesquisa abordará, através da metodologia histórico-crítica, a imagem do ser humano e de Deus no Salmo 113. O trabalho não se restringe ao salmo em si, mas realizar-se-á possíveis relações com textos bíblicos de mesma unidade poética além de fomentar reflexões acerca dos valores humanos fundamentais. Esse salmo de louvor está localizado no livro V do Saltério (107–150) e abre a seção chamada de Hallel Egípcio, uma unidade literária que compreende os salmos 113 – 118. Tendo em vista a temática apresentada anteriormente, haverá o seguinte desdobramento, a saber, a possível relação do Salmo 113 com a realidade latino-americana. Esta pesquisa empregou alguns passos do Método Histórico-Crítico (MHC), concluindo que a imagem soberana do Senhor se identifica com a imagem do necessitado, isso é possível por causa da capacidade de Deus de se abaixar, fazer-se um com os pobres. OBJETIVOS: Esse trabalho busca analisar exegeticamente o Salmo 113 com o intuito de compreender qual é a imagem do ser humano e de Deus expressa nesse que é conhecido como o primeiro do hallel egípcio (Sl 113–118), e propor uma interpretação que não considere apenas o Salmo 113 em si mesmo, mas o perceba na relação com os demais Salmos do livro V do Saltério (Sl 107–150). MATERIAIS E MÉTODO: O método histórico-crítico (MHC), utilizado na execução desta pesquisa, contribuiu com um olhar científico e analítico para a Sagrada Escritura. Nesse sentido, a metodologia empregada favoreceu a compreensão do Salmo 113 dentro do seu contexto juntamente com os desdobramentos possíveis. RESULTADOS: No Salmo 113, a extensão espacial e temporal deste louvor alcança o tempo presente, particularmente, os necessitados da América Latina concedendo-os dignidade. CONSIDERAÇÕES FINAIS: No Salmo 113, a imagem soberana do Senhor se identifica com a imagem do necessitado, isso é possível por causa da capacidade de Deus de se abaixar, fazer-se um com os pobres. A extensão espacial e temporal deste louvor alcança o tempo presente, particularmente, os necessitados da América Latina concedendo-os dignidade.

PALAVRAS-CHAVE: Salmo 113; Hallel Egípcio; Louvor.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa da Fundação Araucária e da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, no programa PIBIC.

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.