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A FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: PLANO DE ATIVIDADES 1

ZORASKI, Luiza Muniz ¹; MORAES, Karina Aires Reinlein Fernandes Couto de ²
Curso do(a) Estudante: Letras-Português-Inglês – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Letras – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Este estudo tem como objeto a formação docente no ensino superior, com foco nos professores da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), e investiga como esses profissionais têm investido em sua formação continuada, especialmente no que diz respeito aos cursos de caráter pedagógico. O problema central parte da constatação de que, embora os docentes universitários possuam sólida formação técnica e científica, muitas vezes apresentam lacunas no domínio pedagógico, o que dificulta a adoção de metodologias alinhadas ao paradigma da complexidade, proposto por Edgar Morin. Esse paradigma defende uma educação interligada, ética, crítica e reflexiva, que promova a articulação entre saberes e enfrente os desafios humanos e sociais contemporâneos. OBJETIVOS: A pesquisa teve como objetivos: realizar uma revisão teórica sobre o paradigma da complexidade e sua relação com a docência universitária; mapear os currículos Lattes dos docentes da PUCPR; categorizar os cursos realizados em formação pedagógica e específica; e analisar os dados à luz dos referenciais adotados. MATERIAIS E MÉTODO: O estudo utilizou abordagem qualitativa e descritiva, por meio da coleta de dados nos currículos Lattes disponíveis no site da instituição, organizados em uma tabela com subdivisões específicas. O aporte teórico baseou-se nas contribuições de Morin (2011), Behrens (2008), Junges e Behrens (2015) e Lourenço et al. (2016), que destacam a necessidade de romper com a fragmentação disciplinar e fortalecer políticas institucionais de formação docente. RESULTADOS: Os resultados mostraram que a distribuição entre cursos pedagógicos e específicos varia conforme a área analisada, refletindo tanto o perfil de formação inicial dos docentes quanto a cultura formativa das unidades. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A pesquisa conclui que ainda não há um padrão homogêneo de investimento na formação pedagógica, o que reforça a importância de ações institucionais mais estruturadas e contínuas. Os objetivos da pesquisa foram plenamente alcançados, contribuindo para a reflexão sobre a qualificação docente no ensino superior contemporâneo.

PALAVRAS-CHAVE: Formação Docente; Ensino Superior; Paradigma da Complexidade; Educação Interligada; Prática Docente.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.

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