FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE HISTÓRIA: SISTEMATIZAÇÃO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA
INTRODUÇÃO: A formação inicial de professores de História no Brasil é marcada por tensões estruturais que remetem inicio do século XIX, quando os primeiros cursos de Licenciatura em História foram criados, e que ainda reverberam nos currículos das instituições de ensino superior. OBJETIVOS: Visando elucidar tal cenário, esta pesquisa tem como objetivo analisar os currículos dos cursos de Licenciatura em História no Estado do Paraná, tendo como base a literatura dos saberes necessários ao professor de História. MATERIAIS E MÉTODO: Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental, de caráter exploratório e descritivo. A pesquisa bibliográfica permitiu contextualizar historicamente o objeto de estudo e levantar as competências necessárias ao professor de história, já a pesquisa documental possibilitou analisar a estrutura curricular de dezenove cursos presenciais de Licenciatura em História. RESULTADOS: Os resultados revelam a permanência de um modelo fragmentado de formação, com ênfase na área específica da História e subordinação dos saberes docentes e da prática. A tradição eurocêntrica, expressa na divisão quadripartite da História, ainda organiza grande parte dos currículos, dificultando a inserção de conteúdos regionais e especializados. Persistem lacunas entre a formação para a pesquisa e para a docência, dificultando a formação de professores-pesquisadores. A formação prática permanece concentrada nos estágios obrigatórios e atividades de extensão, pouco articulados com a formação teórica, dificultando a integração entre ensino e pesquisa. Embora existam instituições que buscam superar esse modelo, a maioria analisada mantém currículos conservadores. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Concluindo, a análise dos currículos permitiu identificar uma cisão entre a formação docente, específica e prática. A estrutura dos cursos permanece centrada na formação específica e conteudista, com pouca reflexão crítica sobre a docência. Embora os currículos atendam às exigências legais mínimas relativas à prática, não há integração com os conteúdos teóricos e específicos, o que impede a promoção de uma formação integral. Sugere-se que pesquisas como esta sirvam de ponto de partida para uma reformulação curricular, capaz de articular os saberes e atender às demandas de formação de professores de História críticos e preparados para os desafios da Educação Básica.
PALAVRAS-CHAVE: Licenciatura em História, 2. Formação docente; Currículo; Saberes docentes; Ensino de História.
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