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REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE ESQUEMAS DE REFORÇAMENTO EM CONTEXTOS APLICADOS

DELFINO, Fábio Simonini ¹; NETO, Celso Apparecido Athayde ²
Curso do(a) Estudante: Psicologia – Câmpus Londrina –
Curso do(a) Orientador(a): Psicologia – Câmpus Londrina

INTRODUÇÃO: É reconhecida a importância da linha de pesquisa sobre esquemas de reforçamento dentro da análise experimental do comportamento. Entretanto, ainda resta saber sobre o quanto os conhecimentos dessa área se aplicam à contextos práticos. Portanto, estudos com levantamento bibliográfico que se propuseram investigar a aplicabilidade do conhecimento produzido na área básica de pesquisa se configuram como estudos com alta relevância social. OBJETIVOS: Nesse sentido, o presente estudo buscou analisar estudos na área de esquemas de reforçamento que foram desenvolvidos em contextos de prestação de serviço. Entende-se como contexto de prestação de serviço os contextos e as áreas de aplicação em que atendem demandas sociais relevantes. MATERIAIS E MÉTODO: O projeto realizou uma revisão bibliográfica em duas etapas: levantamento e seleção dos artigos, seguido da análise dos textos escolhidos. A primeira fase consistiu em buscas nas bases CAPES, PsycInfo e PubMed, utilizando palavras-chave relacionadas a esquemas de reforçamento e contextos aplicados. Os resultados foram filtrados para selecionar apenas artigos empíricos, em português ou inglês, alinhados aos objetivos da pesquisa. Após a leitura de títulos e resumos, foram escolhidos os textos que aplicaram esquemas de reforçamento em contextos de prestação de serviço com base na Análise do Comportamento. Na segunda etapa, os artigos selecionados foram lidos na íntegra e analisados segundo categorias pré-definidas (como título, autores, participantes, contexto e resultados). Essas informações foram organizadas em uma tabela comparativa, e, a partir disso, foi elaborada uma síntese textual que concluiu a análise. RESULTADOS: Os resultados indicaram extensa bibliografia na área educacional e desenvolvimento atípico CONSIDERAÇÕES FINAIS: conclui-se que mais estudos aplicados em diversas áreas poderiam ocorrer.

PALAVRAS-CHAVE: Esquema de reforçamento; Comportamento; Análise do Comportamento.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC.

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