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REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE PRÁTICAS ESG &MARKETING

FONSECA, Kelly Brenda ¹; MAFFEZZOLLI, Eliane Cristine Francisco ²
Curso do(a) Estudante: Marketing – Escola de Negócios – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Marketing – Escola de Negócios – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Cada vez mais o mundo está se transformando e essa mudança tem exigido uma necessidade de reflexão e mitigação de danos nele causados. O ESG e sua aplicabilidade no marketing são usados como ferramentas que possibilitam a diminuição dos impactos socioambientais ocasionados pelo desequilíbrio na exploração de recursos naturais, aumento na responsabilidade corporativa e melhora nas escolhas tomadas no dia a dia em convívio. OBJETIVOS: Esse estudo tem por objetivo abordar as lacunas entre discurso e ação, explorar as oportunidades a partir dos pontos de convergência dos registros trazidos e identificar os itens em destaque frente à temática. MATERIAIS E MÉTODO: Utilizando-se do protocolo PRISMA, foi realizada uma revisão sistemática, na qual, por meio de uma triagem, foram aplicados alguns critérios de seleção, entre eles, palavras-chave, registros disponíveis online para leitura e que continham o tema central pilares ESG e marketing, no qual obteve-se 28 estudos incluídos. Dessa maneira, foi possível destacar os principais pontos a serem desenvolvidos dos valores sociais, ambientais e de governança dentro e fora das empresas. RESULTADOS: Alguns resultados refletem a falta de transparência por parte das organizações quando questionadas sobre seu posicionamento ecológico e a falta de representatividade de grupos minoritários, como das pessoas LGBTQIA +. Também foi observado o auxílio questionável a movimentos sociais, denotando uma priorização na aparência social do que a preocupação real com iniciativas sustentáveis eficientes. CONSIDERAÇÕES FINAIS: No cenário atual, a integração entre marketing sustentável e ESG faz-se cada vez mais necessária e é uma das estratégias apresentadas ao longo deste artigo. O uso de práticas sustentáveis para vantagem competitiva e senso de representatividade por parte dos consumidores são algumas das tendências encontradas. Do mesmo modo, a reputação corporativa e permanência de alguns comportamentos sociais e ambientais são alguns dos elementos-chaves para um bom relacionamento, tendo em vista a análise das adoções de práticas sustentáveis pelas organizações.

PALAVRAS-CHAVE: ESG; Marketing sustentável; Revisão Sistemática; .

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.

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