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MAPEAMENTO DA LITERATURA SOBRE IMPACTOS AMBIENTAIS DOS VEÍCULOS HÍBRIDOS

PEREIRA, Mateus Peripoli ¹; SILVA, Fernanda Frankenberger ²
Curso do(a) Estudante: Administração – PUCPR Online –
Curso do(a) Orientador(a): Administração – Escola de Negócios – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O setor de transporte é crucial para a economia global, mas também um dos maiores emissores de gases de efeito estufa, com a logística respondendo por cerca de 14% do total de emissões. Diante da crescente preocupação com os impactos ambientais e as mudanças climáticas, os veículos híbridos surgem como uma alternativa promissora para mitigar a poluição no transporte rodoviário. Contudo, apesar do otimismo, existe uma lacuna no conhecimento sobre o real impacto ambiental desses veículos ao longo de seu ciclo de vida completo. A pesquisa é motivada pela necessidade de fornecer uma compreensão atualizada para subsidiar políticas públicas, apoiar a tomada de decisão em cooperativas e impulsionar tecnologias mais sustentáveis no setor. OBJETIVOS: Mapear a literatura acadêmica sobre os impactos ambientais dos veículos híbridos. Para tanto, busca-se especificamente analisar a literatura existente, identificar padrões nos trabalhos encontrados e aprofundar esses padrões por meio de uma análise temática, relacionando os impactos às atividades do cooperativismo de transporte. MATERIAIS E MÉTODO: A metodologia do projeto segue os princípios de um mapeamento sistemático da literatura, conforme o protocolo de pesquisa proposto por Kitchenham e Charters (2007). O processo compreendeu as etapas de planejamento, condução e relato, buscando garantir a replicabilidade e rigor científico. A busca dos artigos foi realizada nas bases de dados Web of Science e Scopus, selecionadas pela sua abrangência e reconhecimento global. A análise dos dados extraídos focou na identificação de padrões e em uma análise temática dos impactos ambientais de veículos híbridos. RESULTADOS: Os resultados deste mapeamento revelam que os veículos híbridos desempenham um papel crucial na mitigação das emissões do transporte rodoviário, sendo uma alternativa estratégica para as montadoras. A literatura destaca que a adoção de híbridos é impulsionada por incentivos financeiros, que se mostram eficazes ao tornar a proposta de valor mais imediata para o consumidor. No entanto, as políticas de incentivo apresentam complexidades, podendo gerar efeitos não intencionais como a absorção de subsídios pelos fabricantes ou o benefício a terceiros, ressaltando a importância de alinhar tais políticas com a hierarquia de valores dos consumidores (sejam eles pragmáticos ou eco-orientados). A análise de ciclo de vida (ACV) demonstra o impacto positivo da tecnologia híbrida na redução de emissões, embora também aponte debates sobre a produção de baterias e a variabilidade nos estudos de ACV. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A literatura sobre veículos híbridos revela que seus impactos ambientais são complexos, resultando da interação dinâmica entre o comportamento do consumidor, as políticas e estratégias de mercado, e a avaliação do ciclo de vida. Os híbridos são vistos como uma poderosa ponte tecnológica, e o desafio central para formuladores de políticas e cooperativas de transporte é calibrar incentivos para maximizar seus benefícios imediatos sem comprometer o objetivo final de uma frota com emissão zero, exigindo uma abordagem estratégica e adaptativa.

PALAVRAS-CHAVE: Veículos Híbridos; Impactos Ambientais; Políticas Públicas; Eletrificação.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIC-EaD.

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