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METODOLOGIAS INCLUSIVAS NA GARANTIA DO DIREITO À EDUCACÃO DE ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS

SILVA, Rene Miguel da ¹; EYNG, Ana Maria ²
Curso do(a) Estudante: Química (Licenciatura) – PUCPR Online –
Curso do(a) Orientador(a): Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A sequência de um estudo possibilita o aprofundamento das descobertas, a validação de hipóteses e o aprimoramento de metodologias, contribuindo para a solidez do entendimento sobre determinado tema. Nesse sentido, o presente trabalho investiga a importância das metodologias inclusivas para garantir o direito à Educação de estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) no Brasil, buscando mapear estratégias e práticas pedagógicas que promovam a inclusão efetiva OBJETIVOS: (i) mapear estratégias de garantia do direito à Educação para estudantes com NEE nas políticas educacionais brasileiras; (ii) mapear metodologias inclusivas para esses estudantes; e (iii) desenvolver e validar uma estratégia didática inclusiva (sequência didática MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa empregou uma abordagem qualitativa, descritiva e fundamentada no estado do conhecimento. A metodologia envolveu a atualização de uma revisão de literatura (PIC-EAD 2023/2024), com base em artigos, teses e dissertações (2019-2025) das bases CAPES, Redalyc e SciELO, usando as palavras-chave “metodologia de ensino” e “direito à educação”. Complementarmente, foi realizada uma revisão documental de legislações e planos educacionais brasileiros, analisados com descritores relacionados a “metodo”, “inclusão” e “NEE”. Para mapear metodologias inclusivas específicas para estudantes com NEE, focou-se na gamificação, dada sua prevalência em matrículas de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Deficiência Intelectual. Uma análise bibliométrica via software Vosviewer na base Scopus, utilizando os descritores “right to education” e “methodology”, foi conduzida para triangulação dos dados e exploração das tendências de pesquisa e da relação da gamificação com TEA e inclusão. RESULTADOS: Os resultados revelaram que a atualização bibliográfica consolidou 22 trabalhos, com 50% abordando diretamente a Educação Inclusiva. À luz da Análise de Conteúdo das políticas educacionais evidenciou prioridade em inclusão curricular e direitos fundamentais, mas apontou lacunas significativas na capacitação de agentes e adaptação de procedimentos para lidar com as NEE. No mapeamento de metodologias inclusivas, a gamificação emergiu como tema recorrente, embora com confusão conceitual entre ela e jogos educacionais, destacando, contudo, o papel crescente da tecnologia. A análise bibliométrica confirmou a forte conexão entre Direito à Educação e Educação Inclusiva na literatura internacional, com a gamificação sendo uma estratégia relevante para o TEA e Deficiência Intelectual, e o Brasil demonstrando colaboração científica com países da América Latina e Portugal. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Este estudo elucidou as estratégias e lacunas existentes nas políticas educacionais de inclusão relacionadas a metodologias para estudantes com NEE. Além disso, a pesquisa descreveu as relações e distinções na literatura entre gamificação, jogo e jogo educativo, fornecendo subsídios para o aprimoramento das políticas, práticas inclusivas e para o desenvolvimento de estratégias didáticas mais eficazes e efetivas, considerando as especificidades de cada estudante.

PALAVRAS-CHAVE: Direito à Educação; Metodologias inclusivas; Necessidades Educacionais Especiais; Revisão bibliométrica; Gamificação.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIC-EaD.

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