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RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA: SELEÇÃO, EXPERIMENTAÇÃO E ANÁLISE

BRONOSKI, Rosimari Dubinski ¹; FIALHO, Neusa Nogueira ²
Curso do(a) Estudante: Química (Licenciatura) – PUCPR Online –
Curso do(a) Orientador(a): PUCPR Online

INTRODUÇÃO: A ampla variedade de recursos tecnológicos disponíveis requer avaliação criteriosa quanto à sua viabilidade, confiabilidade e aplicabilidade pedagógica. A pesquisa parte da necessidade de identificar quais tecnologias são mais adequadas ao ensino de Química e como aplicá-las de forma eficaz. A hipótese central é que a combinação de diferentes ferramentas pode tornar a aprendizagem mais significativa. O estudo, portanto, propõe identificar, testar e analisar recursos digitais que contribuam para um ensino mais interativo, considerando sua aplicabilidade tanto em contextos presenciais quanto remotos. OBJETIVOS: Fazer revisão de literatura com foco nos recursos tecnológicos para o ensino e aprendizagem de Química, disponíveis na internet; Selecionar recursos tecnológicos diversificados, no formato de REA, em especial os que envolvam os níveis de compreensão do conhecimento químico; Testar recursos tecnológicos diversos disponibilizados na rede, para o ensino de Química; Analisar a viabilidade e aplicabilidade dos recursos tecnológicos testados para uso em aulas de Química; Produzir um infográfico destacando os recursos tecnológicos testados e analisados e suas possíveis aplicações no ensino de Química; Publicar nas redes sociais e comunidade acadêmica os resultados das análises dos recursos tecnológicos viáveis e aplicáveis ao ensino de Química. MATERIAIS E MÉTODO: A metodologia adotada neste projeto fundamenta-se em uma abordagem qualitativa, com caráter exploratório e bibliográfico, por meio da realização de uma revisão sistemática. As etapas desenvolvidas ao longo da pesquisa foram as seguintes: 1. Revisão de literatura – Levantamento de estudos nas bases SciELO, Google Acadêmico e CAPES. 2. Seleção de recursos – Identificação de ferramentas digitais relevantes.3. Testagem das ferramentas – Avaliação prática dos recursos pesquisados.4. Criação de fichas de avaliação – Elaboração de instrumentos padronizados para registrar o estudo.5. Produção de material visual – Construção de um infográfico com a síntese das análises.6. Divulgação dos resultados – Criação do site QuímicaTec como repositório digital. RESULTADOS: A revisão de literatura realizada em bases acadêmicas, revelou a eficácia de simuladores, jogos e softwares de modelagem molecular, mas também apontou lacunas quanto ao uso de ferramentas emergentes como Voki e Gemini. A avaliação prática considerou critérios como usabilidade, alinhamento à BNCC, acessibilidade e engajamento dos estudantes. Os dados foram sistematizados em fichas e tabelas analíticas, complementados por fichamentos bibliográficos que embasaram teoricamente as análises. Como produto da pesquisa, foi criado o site QuímicaTec, com fichas, links e exemplos de uso dos recursos, ampliando o alcance dos resultados. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A análise de ferramentas como simuladores, softwares de modelagem molecular, jogos digitais e plataformas gamificadas demonstrou que, quando bem planejadas e alinhadas a objetivos pedagógicos, favorecem a compreensão de conceitos abstratos e aumentam o engajamento dos estudantes. Conclui-se que o uso de tecnologias no ensino de Química é viável e desejável, desde que feito com intencionalidade pedagógica. Recomenda-se, para pesquisas futuras, a realização de estudos de campo em contextos escolares reais.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Química; Tecnologias Educacionais; Recursos Digitais; Gamificação; Inovação Pedagógica.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIC-EaD.

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