DIVULGAÇÃO DE CIÊNCIAS E MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO DE FÍSICA E MATEMÁTICA
INTRODUÇÃO: Na atualidade a produção e divulgação acelerada de informações favorecem a disseminação das chamadas Fake news. Na perspectiva educacional a alfabetização científica e o letramento científico combinado com metodologias de ensino integradas ao uso de ferramentas computacionais, mídias digitais e recursos educacionais diversos podem atuar como instrumento de contenção dessa rápida e descuidada enxurrada de informações sem filtro que circula no cotidiano contemporâneo. OBJETIVOS: O enfoque deste trabalho consiste na investigação de estratégias metodológicas que correlacionem letramento científico, metodologias educacionais cientificamente eficazes no campo de ensino de ciências e matemática e atualidades que permitam a criação e divulgação de um produto educacional. MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa foi conduzida por meio de um levantamento bibliográfico em bibliotecas virtuais contendo acervos de teses, dissertações e artigos científicos. Foram inicialmente identificados 79 trabalhos alinhados aos objetivos do estudo, dos quais 42 foram pré-selecionados. Dentre estes, 19 foram escolhidos e categorizados em seis temáticas centrais. Como encaminhamento metodológico, definiu-se o tema norteador Mulheres na Ciência, aplicado por meio da modelagem matemática, com o objetivo de promover a divulgação científica de figuras femininas e suas contribuições históricas. Essa escolha buscou não apenas dar visibilidade à atuação de mulheres na ciência, mas também incentivar a reflexão sobre questões de gênero na produção do conhecimento. A metodologia adotada associou modelagem matemática e estatística descritiva, proporcionando uma abordagem investigativa. RESULTADOS: O principal resultado foi a elaboração de um produto educacional no formato de sequência didática, direcionada ao ensino de Ciências e Matemática, que apresenta a trajetória e as contribuições de mulheres cientistas ao longo da história. Essa sequência inclui dados estatísticos sobre a participação feminina na ciência em diferentes períodos, permitindo relacionar informações históricas e quantitativas. A construção do material baseou-se em fundamentação teórica sólida, articulando a escolha do tema e da metodologia com referenciais sobre práticas pedagógicas inovadoras e recursos digitais. A modelagem matemática, associada à estatística descritiva, mostrou-se adequada para fomentar a investigação e o interesse dos estudantes, favorecendo a compreensão dos dados e a contextualização das descobertas científicas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A aplicação do tema Mulheres na Ciência por meio da modelagem matemática e da estatística descritiva revelou-se uma estratégia eficaz para promover o letramento científico e estimular o pensamento crítico. O produto educacional desenvolvido possibilita não apenas a divulgação científica, mas também a valorização de figuras históricas femininas, contribuindo para a reflexão sobre a participação da mulher na produção de conhecimento. Assim, a pesquisa demonstra que a integração entre metodologias ativas, recursos digitais e temas socialmente relevantes pode potencializar o processo de ensino-aprendizagem e atuar como ferramenta de combate à desinformação no cenário contemporâneo.
PALAVRAS-CHAVE: Letramento científico; Alfabetização científica; Modelagem matemática; Mulheres na ciência.
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