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ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: IMPLEMENTAÇÃO DA ACELERAÇÃO ESCOLAR

ISE, Simone Kanayama ¹; PALUDO, Karina Ines ²
Curso do(a) Estudante: Pedagogia – PUCPR Online –
Curso do(a) Orientador(a): PUCPR Online

INTRODUÇÃO: A aceleração escolar constitui uma estratégia prevista na legislação educacional brasileira, indicada para estudantes com Altas Habilidades/Superdotação (AH/S) como forma de adequar o percurso escolar ao seu ritmo de aprendizagem. Apesar de seu respaldo legal e dos benefícios atestados por evidências científicas, essa medida ainda é pouco implementada nas redes de ensino, em razão da falta de conhecimento técnico, de orientações normativas claras e da persistência de mitos associados ao tema. OBJETIVOS: Identificar as políticas educacionais e diretrizes legais para realização do processo de aceleração de estudantes superdotados no estado do Paraná e apresentar a primeira versão de um guia de orientações para implementação da aceleração. MATERIAIS E MÉTODO: De abordagem qualitativa, a presente pesquisa foi exploratória, bibliográfica e documental. RESULTADOS: Os resultados obtidos nesta pesquisa reafirmam a complexidade que envolve o atendimento educacional de estudantes com altas habilidades/superdotação (AH/S) e evidenciam o papel estratégico da aceleração escolar como uma das alternativas para garantir o pleno desenvolvimento desse público. Os resultados evidenciam que a aceleração escolar, quando conduzida de forma criteriosa, ética e planejada, contribui significativamente para o desenvolvimento integral do estudante superdotado. Longe de ser uma medida de privilégio, ela representa uma ação de equidade educacional, ao alinhar o percurso escolar ao ritmo de aprendizagem e às necessidades específicas desses sujeitos. A ausência dessa adequação pode gerar quadros de sub-rendimento, desmotivação e até evasão escolar. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O estudo evidenciou que, ao contrário do senso comum, a aceleração não compromete a saúde emocional, tampouco “pula etapas” do desenvolvimento. Ao contrário, trata-se de uma medida de equidade, que ajusta o percurso escolar às necessidades singulares do estudante.Conclui-se, portanto, que a aceleração escolar, quando compreendida e aplicada corretamente, pode ser um instrumento de garantia de direitos, de promoção da inclusão e de valorização da diversidade de talentos presentes na escola brasileira.

PALAVRAS-CHAVE: Altas Habilidades; Superdotação; Aceleração escolar; Atendimento Educacional Especializado.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIC-EaD.

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