LABORATÓRIO DE PRÁTICAS DO PROFISSIONAL DE LETRAS EAD: UM EXPERIMENTO ENTRE TEORIA E PRÁTICA
INTRODUÇÃO: O crescimento da Educação a Distância no ensino superior tem gerado importantes debates sobre a qualidade da formação oferecida aos discentes, especialmente no que diz respeito à preparação para o mercado de trabalho. Diante desse cenário, esta pesquisa propõe a criação de um laboratório de práticas voltado aos alunos do curso de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de competências práticas, superar as limitações da modalidade a distância e promover a integração entre ensino, pesquisa e extensão. Com os objetivos específicos, buscou-se analisar estratégias adotadas por outras instituições de ensino superior no uso de laboratórios virtuais, fundamentar a proposta tendo como eixo a Base Nacional Comum Curricular e desenvolver um plano de implantação do laboratório na universidade. A metodologia utilizada baseou-se em uma revisão bibliográfica, além da análise de experiências exitosas em instituições renomadas, que já adotam laboratórios virtuais como recursos pedagógicos. A proposta reforça a importância da inovação pedagógica no ensino superior, especialmente na modalidade EAD, e demonstra o potencial transformador do uso planejado de tecnologias no processo formativo. OBJETIVOS: i. Analisar as estratégias adotadas por outras intuições de ensino superior (IES) na preparação dos estudantes para o mercado de trabalho. ii. Evidenciar a fundamentação do projeto com foco na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)iii. Desenvolver um plano para criação do Laboratório de Práticas voltado aos estudantes do curso de Letras EAD da PUCPR. MATERIAIS E MÉTODO: Para a construção deste projeto, foi realizada uma revisão bibliográfica com base em artigos científicos, revistas acadêmicas e vídeos de fontes confiáveis. Essa etapa teve como objetivo embasar teoricamente a discussão sobre o uso de laboratórios virtuais no ensino superior, principalmente no curso de Letras EAD, destacando suas contribuições para a aprendizagem e para a formação dos alunos. A fundamentação teórica serviu como suporte para a análise dos dados coletados por meio de instrumentos de pesquisa aplicados durante o estudo. RESULTADOS: Os resultados desta pesquisa evidenciam práticas já consolidas em outras instituições de ensino superior (IES) voltadas à preparação dos discentes para o mercado de trabalho, bem como a fundamentação da proposta na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A análise desses dados possibilita compreender como experiências exitosas e diretrizes educacionais podem subsidiar a criação de um laboratório de práticas, fortalecendo a formação discente na modalidade a distância e aproximando teoria e prática de forma integrada. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Considerando as demandas da educação contemporânea, principalmente em cursos ofertados a distância, os laboratórios virtuais surgem como uma solução eficiente para promover uma aprendizagem ativa, dinâmica e contextualizada. Assim, destaca-se a importância de integrar tais ferramentas às propostas pedagógicas de maneira planejada e crítica, incentivando a autonomia dos estudantes e contribuindo para a formação de profissionais mais preparados para os desafios da prática científica e prática.
PALAVRAS-CHAVE: Laboratório de práticas; Educação a distância; Letras; Formação discente; Tecnologias educacionais.
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