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A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PAIVA, Ricardo Sousa de ¹; FERNANDES, Luana Fonseca Duarte ²
Curso do(a) Estudante: Matemática – PUCPR Online –
Curso do(a) Orientador(a): PUCPR Online

INTRODUÇÃO: A avaliação da aprendizagem é parte fundamental do processo educativo e, no contexto da educação a distância, apresenta desafios específicos que exigem novas estratégias. A migração repentina para o ensino online, intensificada pela pandemia, evidenciou a necessidade de repensar práticas avaliativas, sobretudo na Matemática, área que ainda privilegia instrumentos tradicionais e quantitativos. A complexidade desse cenário demanda a construção de práticas mais participativas, reflexivas e mediadas por tecnologias digitais, capazes de promover interatividade e acompanhamento contínuo do progresso dos estudantes. OBJETIVOS: O objetivo geral desta pesquisa foi analisar como o processo de avaliação da aprendizagem matemática é realizado de maneira online. Como objetivos específicos, buscou-se descrever os instrumentos avaliativos utilizados na modalidade de educação a distância e mapear estudos que abordem a avaliação da aprendizagem matemática na educação online, a fim de identificar lacunas e tendências presentes na literatura. MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa caracteriza-se como um estudo do tipo “estado da arte” ou “estado do conhecimento”, realizado a partir de buscas sistemáticas na base de dados Scielo. Foram utilizados descritores relacionados à avaliação, aprendizagem, educação a distância e contexto online. As buscas iniciais resultaram em 131 artigos, que, após a exclusão de duplicados, totalizaram 108. Aplicando critérios de inclusão, como tratar de avaliação da aprendizagem no ensino superior online, foram selecionados 14 artigos, dos quais apenas 3 atenderam a todos os requisitos para análise. RESULTADOS: Os três artigos selecionados abordaram práticas avaliativas no contexto online, destacando aspectos como a importância do feedback, a participação ativa dos estudantes e o uso de tecnologias digitais para potencializar a aprendizagem. Apesar das contribuições apresentadas, constatou-se a escassez de estudos que tratem especificamente da avaliação da aprendizagem matemática no ensino superior a distância. Essa lacuna evidencia a necessidade de ampliar pesquisas voltadas a práticas avaliativas inovadoras que contemplem as particularidades da Matemática no ambiente virtual. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A pesquisa cumpriu o papel inicial de mapear e descrever a produção científica sobre avaliação da aprendizagem matemática no contexto online, revelando que, embora existam experiências e propostas relevantes, o campo ainda carece de maior aprofundamento teórico e metodológico. Conclui-se que há espaço significativo para investigações que desenvolvam e testem estratégias avaliativas mais interativas e alinhadas às potencialidades do ensino a distância, contribuindo para a qualidade e efetividade do processo educativo na área de Matemática.

PALAVRAS-CHAVE: Avaliação da aprendizagem; Educação a distância; Matemática; Ensino superior; Práticas avaliativas.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIC-EaD.

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